Inácio Arruda assume Secitece e fala sobre os desafios da nova gestão

7 de janeiro de 2019 - 15:56

Os desafios da nova gestão e o papel estratégico do Sistema Secitece no desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará deram a tônica da cerimônia de transmissão de cargo ao secretário Inácio Arruda, na manhã desta segunda-feira, 7 de janeiro. Prestigiadíssima, a solenidade contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da ex-titular da pasta, Nágyla Drumond, dirigentes e colaboradores das instituições vinculadas à Secitece e do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia.

 

 

É uma honra pra mim, receber o bastão de Inácio Arruda e devolvê-lo a ele. Fizemos o dever de casa. É com muita alegria que passo o bastão a Inácio Arruda, disse Nágyla em seu discurso de despedida.

 

 

Em seu pronunciamento, Inácio Arruda falou sobre os desafios da nova gestão e destacou o papel estratégico que áreas como ciência, tecnologia, inovação e a educação superior e profissional tem para o desenvolvimento do Estado. Esse é um trabalho que faço com muita satisfação, muita alegria e muita compreensão do papel estratégico e dos investimentos que o Estado pode fazer na área de C&T. O retorno é imensurável e exponencial, mas não enxergamos imediatamente, afirmou.

 

 

A Secitece tem como característica a transversalidade e que aporta junto à segurança pública, cidades, desenvolvimento econômico e, sobretudo, o desenvolvimento social. A parceria com as indústrias promove a inovação tecnológica nas empresas. Vamos colocar a estrutura do Estado à serviço do povo do Ceará, é isso que nós almejamos. Nossa responsabilidade é muito grande. Precisamos deixar que a Ciência e a Tecnologia possam tocar o coração do povo para que compreendam o papel da C&T nas suas vidas. Nossa cor é a do desenvolvimento, da inclusão social, nossa cor é a cor do povo cearense que é de todas as cores, disse Inácio.

A vice-governadora Izolda Cela encerrou a solenidade agradecendo a ex-secretária Nágyla Drumond pela dedicação, empenho e bons serviços prestados quando assumiu a Secitece e ao secretário Inácio Arruda pela recondução. Você é a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo para garantir a sequência e o desenvolvimento desse lugar estratégico que vem sendo construído com cada vez mais efetividade, mas que ainda tem muitos desafios, muita estrada, muita coisa para fazer. Ter aqui uma pessoa do seu perfil, calibre, segurança, estrada e compreensão, inclusive do sentido maior da política, é uma mistura perfeita, disse a vice-governadora.

 

 

Dentre as atividades desempenhadas pela Secitece, Izolda Cela destacou duas como prioritárias: as políticas de apoio e permanência dos jovens nas universidades e a transferência de tecnologia para as comunidades e pessoas trabalhadoras. São possibilidades que abrem perspectivas muito promissoras para o desenvolvimento do trabalho e da renda e que se conectam aos desafios do Estado: a promoção e o desenvolvimento de pessoas, disse a vice-governadora, ressaltando que a educação e capacitação de pessoas é um carro chefe. Precisamos construir ou fortalecer a mentalidade de que há um compromisso do Estado e suas instituições com a juventude. Essa é a nossa responsabilidade e para isso, esse Sistema é estratégico, finalizou.

 

 

O evento contou a presença do vice-reitor, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares; dos pró-reitores de Graduação, Monica Cavaignac; de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Meyre Araújo; de Planejamento, Fernando Antonio dos Santos; de Extensão, Fernando Roberto Silva; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva, do chefe de Gabinete, Edmar Pereira Neto; da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; do Diretor  da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu, Gladeston da Costa Leite; do vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia de Tauá, Lúcio Roberto  de Araújo; do procurador Educacional e Institucional, Jerffeson Teixeira; da coordenadora da Incubadora/Uece, Maria José Barbosa; do diretor executivo do Iepro, Luiz Carlos Dodt; das docentes, Helena Frota; Paula Lens; Helena Serra Azul; demais professores e servidores.