Congresso Internacional sobre Saúde Mental e Trabalho está com inscrições abertas

25 de novembro de 2022 - 15:01 # # #

Já estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Stress no Trabalho. O evento ocorrerá no campus Itaperi, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza – Ceará, no período de 18 a 21 de outubro de 2023, em formato híbrido (presencial e remoto), em três idiomas – português, espanhol e inglês – além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que proporcionará mais acessibilidade.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site  https://www.uece.br/eventos/congressoamericas2023/, com oferta de descontos durante os primeiros meses.

Com o tema Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade, o evento é presidido pelo ex-reitor da Uece, professor Dr. José Jackson Coelho Sampaio, que é médico psiquiatra, professor titular em Saúde Pública, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT/Uece) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. O GPVT integra a Red de Investigadores sobre los Factores Psicosociales en el Trabajo (RIFAPT) e a Comissão Organizadora Local do Congresso.

De acordo com o presidente do congresso, Prof. Dr. Jackson Sampaio, o “objetivo da RIFAPT e do Congresso é integrar pesquisas sobre a relação saúde mental e trabalho, com método problematizador, por meio da compreensão de determinantes atuantes, que têm sido denominados de fatores psicossociais, na perspectiva de contribuir com a Ciência, para desenvolver conhecimentos sobre o processo saúde/doença; com os Movimentos dos Trabalhadores, para oferecer subsídios científicos à luta por melhores condições de trabalho; e com os Legisladores, para apoiar a formulação de políticas públicas que visem a melhor qualidade de vida do trabalhador”.

O evento é uma promoção de RIFAPT e Uece, com Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco (UAM Xochimilco), Universidad Tecnológica Nezahualcóyotl (UTN), Facultad de Estudios Superiores de Zaragoza de la Universidad Nacional Autónoma del México (FES Zaragoza/UNAM), Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM) e Universidad San Carlos de Guatemala (USAC).

Conheça todas as instituições universitárias e outras instituições públicas e privadas que promovem, convocam e compõem a rede de apoio: