Aula Inaugural da UECE marca abertura do Semestre de 2012.1

23 de fevereiro de 2012 - 16:08 #

Na próxima segunda-feira, 27 de fevereiro, no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Campus do Itaperi, às 8h30 e às 18h30, os alunos participam da Aula Inaugural, evento integrante do Calendário Acadêmico e com objetivo maior de acolher e orientar o aluno recém-ingresso na Universidade. Compreende o primeiro momento de formação do aluno da graduação, ocasião em que a comunidade acadêmica – alunos, professores e gestão superior – se reúne para debater temáticas atuais e relacionadas à dimensão humana, social e cidadã.

Nesse semestre, 2012.1, a Aula Inaugural a ser proferida pelo professor Tarcísio Pequeno,  abordará o tema: O uso das novas tecnologias na formação superior, condizente com o atual momento de uma Sociedade da Informação, caracterizada por novas formas de acessar e transmitir informações, ideias e conhecimentos. Na educação, particularmente, o impacto das novas tecnologias tem provocado mudanças imediatas e contínuas nos processos formativos, impelindo-nos ao debate sobre os desafios e repercussões de seu uso no contexto acadêmico, mais especificamente no cotidiano dos alunos e professores, atores diretamente imbricados no processo ensino-aprendizagem.

O Prof. Tarcísio Pequeno, da Universidade Federal do Ceará, apresenta um largo currículo e experiência na área, com mestrado em Ciências na área de Teoria da Computação e Inteligência Artificial, e doutorado em Ciências na área de Teoria da Programação, ambos pelo Departamento de Informática da PUC-RJ. Recentemente o Prof. Tarcísio Pequeno ocupava a presidência da FUNCAP.

O evento contará com a presença do Magnífico Reitor, professor Assis Araripe, representantes da administração superior, professores, alunos e convidados. Como atividade de abertura teremos, pela manhã, a apresentação artística da pianista Michele Lucena e do flautista Rodrigo Soares, e, à noite, a participação do pianista Eder Luiz Carbonato, todos alunos do curso de Música da UECE.

Convidamos e desejamos contar com a presença de toda comunidade acadêmica.