A violência contra a mulher na dimensão cultural da prevalência masculina

2 de setembro de 2016 - 20:08 #


O artigo da professora Maria do Socorro Ferreira Osterne, trata da violência contra a mulher, que questiona por que existem as desigualdades de gênero e aponta o machismo como uma forte tendência à naturalização dos privilégios masculinos e da subordinação feminina. Aborda o uso da categoria gênero como o anúncio de mudança de patamar analítico no tocante ao feminino e ao masculino.

Enfatiza a violência contra a mulher como um dos principais indicadores da discriminação de gênero. Tenta definir as diversas formas de manifestação da violência contra a mulher e seu caráter de transversalidade. Sugere adentrar na seara do polêmico debate entre público e privado como tentativa de politizar a violência de gênero, mas pretende desmistificar o argumento da vitimação das mulheres.

Faz, enfim, algumas indicações prioritárias no combate ao machismo, à prevalência do masculino e à violência de gênero como forma de consolidação de uma efetiva Política Pública para as Mulheres no Brasil.

As pesquisadores Maria do Socorro Ferreira Osterne e Maria Helena de Paula Frota, coordenam o Observatório da Violência Contra Mulher (Observem) da Universidade Estadual Estadual do Ceará (Uece).

Veja o artigo na íntegra