Alunos do curso de Agroecologia participam de evento sobre cajucultura camponesa

23 de outubro de 2023 - 23:57

Maior produtor e exportador de castanha de caju do Brasil, o Ceará tem na cajucultura uma importante atividade econômica, responsável pela geração de emprego e renda em diversos municípios, incluindo Ocara, a cerca de 105 quilômetros de Fortaleza, onde estudantes do Ensino Médio já se preparam para a atividade econômica por meio do curso técnico em Agroecologia, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do programa federal Qualifica Mais – Itinerário da Formação Técnica Profissional (IFTP).

Para fortalecer os conhecimentos obtidos no curso e atualizar os estudantes sobre a realidade da cultura local e as técnicas mais adequadas para a cultura, será realizado, no dia 26 de outubro, o III Simpósio da Cajucultura Camponesa. O evento ocorrerá na Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos, onde as aulas do curso são realizadas, e contará com palestras e oficinas que abordarão toda a cadeia produtiva do caju, desde a plantação até o aproveitamento do fruto na gastronomia.

“Os alunos estão muito empolgados com a realidade deles, que é a cadeia produtiva do caju. O objetivo do evento é fortalecer essa cultura, passar as técnicas de manejo, abordar o cenário da cultura, preços praticados no mercado etc. É um evento muito importante para a formação dos estudantes do curso técnico em Agroecologia/Funece/Qualifica Mais”, destaca o engenheiro agrônomo Luís Carlos dos Santos, professor do curso.

Sobre o curso

O curso técnico em Agroecologia é um dos quatro cursos realizados pela Uece no âmbito do Qualifica Mais – IFTP, cujas formações são realizadas paralelamente ao Ensino Médio tradicional. Além de Ocara, outras duas cidades cearenses têm turmas em andamento do curso técnico em Agroecologia: Canindé e Madalena.

A formação possui carga horária de 1.200 horas/aula e é certificada pela Uece.