Coordenação do Pronatec e Conselho de Educação visitam Escola do Campo Florestan Fernandes

13 de março de 2024 - 11:57

A Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes, situada no Assentamento Santana, no município de Monsenhor Tabosa, recebeu, em janeiro, a visita de uma comitiva formada pelo coordenador geral adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, a assessora pedagógica do Pronatec/Funece, Ana Léa Bastos Lima, e a avaliadora do Conselho Estadual de Educação, professora Indira Guedes Guimarães. A Escola é uma das unidades contempladas com cursos do programa Qualifica Mais – Itinerário da Formação Técnica e Profissional (IFTP), executado pela Funece, em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Na unidade, os estudantes do Ensino Médio participam do curso técnico em Administração. A comitiva foi recebida pela diretora da Escola e coordenadora do curso, professora Zilda da Conceição de Sousa da Luz.

De acordo com o professor Nelson Arruda, a visita teve o objetivo de apresentar à avaliadora do Conselho de Educação a estrutura da Escola, a grade curricular e a metodologia adotada no curso, bem como proporcionar um momento de interação com os estudantes sobre as experiências que eles estão vivenciando com a formação profissional e as expectativas que eles possuem após a conclusão dos estudos.

O curso técnico em Administração Qualifica Mais – IFTP/Funece foi iniciado em março de 2023 e possui carga horária de 800 horas/aula. São ofertadas as disciplinas de Ética, Cidadania e Direitos Humanos no Mundo do Trabalho; Fundamentos do Mundo do Trabalho; A Questão Agrária e o Campesinato; Cooperativismo e Associativismo; Metodologia da Pesquisa; Fundamentos da Administração; Informática Básica; Introdução à Economia; Estatística Básica; e Matemática Comercial e Financeira. O curso é realizado paralelamente às aulas do ensino tradicional, possibilitando que os estudantes concluam o Ensino Médio com uma profissão.