Dinâmica ajuda estudantes de Quixadá a liberar a criatividade e exercitar a comunicação

10 de agosto de 2020 - 18:22

Estimular a criatividade e a habilidade de comunicação dos futuros profissionais é um dos objetivos do curso técnico de Gerência de Saúde do MedioTec/Pronatec/Funece. Para isso, uma das estratégias utilizadas pelos professores são as dinâmicas, por meio das quais os estudantes podem sair do comum e expressar melhor as suas ideias. Esse foi o caso do estudante Douglas dos Santos Macário, aluno da turma do município de Quixadá. Na última semana, durante o encerramento da disciplina de Relações Humanas, o jovem usou uma chave de ferramentas para sintetizar o conhecimento que obteve e os objetivos de vida que possui.

“Escolhi a chave porque meu objetivo de vida é saber de tudo um pouco, seja na área profissional ou na área pessoal. Profissionalmente, quero fazer vários cursos, pois isso vai me ajudar na minha carreira”, conta Douglas, para quem cada experiência adquirida funciona como uma peça importante que, unida a outras, forma o seu todo. “Nós pedimos para que cada estudante apresentasse um objeto que representa o que eles aprenderam com a disciplina e que falassem um pouco sobre isso. O Douglas apresentou uma fala importante, mostrando a importância de cada elemento, de cada ferramenta, e destacando que todas elas desempenham funções relevantes, mas também fazem parte de um todo”, acrescenta o professor Cícero Thiago.

A visão do conjunto, mas sem desconsiderar a individualidade de cada parte, foi ressaltada por outros estudantes durante a dinâmica que encerrou a disciplina de Relações Humanas. “Uma aluna levou uma paleta de sombras de maquiagem e, em sua exposição, destacou que cada uma das sombras tem uma cor própria, mas que elas também podem ser misturadas e formar um todo harmônico”, conta o professor, acrescentando que a dinâmica também ajudou a estimular a fala e o comprometimento dos estudantes, além de contribuir para mostrar questões ligadas ao “valor emocional”. “Durante a disciplina, nós falamos muito sobre inteligência emocional, relações interpessoais, comunicação e respeito. Assim, a dinâmica também serviu para que esses valores fossem destacados pelos estudantes. Todas as apresentações feitas pelos estudantes da disciplina trouxeram perspectivas muito interessantes”, diz Cícero Thiago.

Outro objeto utilizado por um dos estudantes da disciplina foi o fone de ouvido, eu tem sido um grande aliado no processo de aprendizado durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19. “O fone de ouvido, realmente, tem sido um fiel companheiro dos estudantes para as aulas remotas em virtude da pandemia. Ele também simboliza a capacidade de escuta, que tem de ser bastante exercitada pelos estudantes”, afirma o professor da disciplina. “Conseguimos chegar ao fim da disciplina cumprindo o nosso objetivo de garantir que os estudantes compreendessem melhor as relações humanas. Esse conhecimento foi sintetizado pelos objetos que eles escolheram para a dinâmica, ressaltando diversos aspectos abordados durante a disciplina, como a competência interpessoal, o diálogo, as relações e os processos organizacionais. Conseguimos perceber essa evolução nas falas dos estudantes”, finaliza Cícero Thiago.