Projeto Bromélia
18 de maio de 2011 - 15:11
Coordenadora Nacional: Ilma Oliveira
Coordenadora Local: Eveline Correa
Coordenadora Pedagógica: Ivana Carneiro
Estudo de Viabilidade Econômica, Monitoramento e Avaliação – Prof. MS. Celina Ellery
Contato: 32248399
Quem Somos…
O Instituto Aliança é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem como missão educar jovens, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável.
Atuamos em 15 estados e 85 municípios, criando, desenvolvendo e aperfeiçoando metodologias e produtos educacionais e contribuindo com políticas públicas dirigidas a adolescentes e jovens.
O que é o Projeto Bromélia?
Inspirado na Bromélia, pela sua beleza, diversidade de formas, cores e impressionante capacidade de desenvolver-se em diferentes e variados tipos de solos, o Instituto Aliança criou o Projeto que ganha o seu nome, fruto de uma parceria sólida entre a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República- SDH/PR, a Secretaria dos Direitos Humanos do Município de Fortaleza – SDH/ FOR e a Universidade Estadual do Ceará – UECE, através da Pró-reitoria de Extensão.
O Projeto visa desenvolver e consolidar uma proposta político-pedagógica para inserção sócio-produtiva de adolescentes, com vistas à incorporação do direito à educação profissional no contexto das políticas públicas municipais de Educação e Trabalho, partindo de um Projeto-piloto desenvolvido no Município de Fortaleza.
Partindo dos resultados obtidos em Fortaleza, o Projeto Bromélia prevê a participação e comprometimento de gestores das capitais dos Estados do Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Goiânia/GO, Salvador/BA, Vitória/ES, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Maceió/AL, Recife/PE, Fortaleza/CE e Manaus/AM e do município de Foz do Iguaçu/PR visando à construção e consolidação de uma proposta político-pedagógica de inserção sócio-produtiva para adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social.
Público
Beneficiários diretos
- 20 adolescentes integrantes do Projeto Piloto;
- 14 gestores municipais integrantes do processo de disseminação da metodologia
Beneficiários indiretos
- Equipes que atuam diretamente com Programas de inserção sócio-produtiva para adolescentes com dificuldades de acesso ao mundo do trabalho
- crianças e adolescentes atendidas nos Municípios que adotar a tecnologia educacional desenvolvida.
Componentes do Projeto – Experiência piloto
Componente de articulação político-institucional: Instrumentaliza gestores e técnicos na formulação da Proposta de Reinserção Sócio-Produtiva Local, complementando a ação do Projeto DisseminAção. Estão ainda previstas nesta etapa a construção e consolidação de parcerias público-privado para garantir a participação plena do setor empresarial e da comunidade visando alcançar a sustentabilidade e apropriação local.
Componente de Formação: Foca sua intervenção no desenvolvimento e validação de uma proposta pedagógica de formação integral e integrada de adolescentes, envolvendo a sua apropriação pelos educadores para que sejam agentes de transformação dos adolescentes. Essa formação tem entre os seus objetivos, o de assegurar a assimilação pelos educadores de novas práticas, baseadas na mudança de olhar com relação ao adolescente e no estímulo ao protagonismo.”.
Componente de Inserção: Concomitantemente à formação, todo um esforço será ampliado no sentido de viabilizar a inserção sócio-produtiva, a partir das seguintes estratégias:
- Realização do estudo de viabilidade sócio-econômica e na análise do projeto de vida construído pelos adolescentes, identificação das potencialidades e vocações locais e dos adolescentes, realizando encaminhamentos assertivos para a vivência prática e/ou formação profissional acompanhada;
- Sensibilização de parceiros para o apoio nos processos de inserção;
- Acompanhamento dos adolescentes na inserção sócio-produtiva;
- Estímulo à co-responsabilidade entre os três setores (governo, sociedade e iniciativa privada), em favor da causa da trabalhabilidade juvenil.
Componente de Monitoramento, Avaliação e Sistematização: Realizado em parceria com a Universidade Estadual do Ceará, prevê o acompanhamento técnico das ações para a elaboração da Matriz de Política Pública a ser disseminada junto a 14 gestores municipais, na etapa da expansão e escala do Projeto.
Resultados Alcançados até dezembro 2010
- 80% de freqüência, dos adolescentes nas oficinas
- 5% de evasão do grupo.
- Proposta de curso definida e oficinas e planos de aula já sistematizados;
- Instrumentos de Acompanhamento e Avaliação definidos.
- Participação ativa dos(as) adolescentes nas oficinas com fortalecimento de vínculos entre educadores e adolescentes
- Parceria efetiva entre os parceiros implementadores – SMDH/FUNCI/IA/UECE
- 200 horas de formação de educadores sociais
- Espaço estruturado e ambientado para a realização do Projeto
- 40 horas de capacitação do Projeto DisseminAção resultando na construção fluxo de atendimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD)
- Troca de informações e contatos com os profissionais da Rede de Retaguarda local, responsáveis pela oferta destes serviços;
- Elaborado Relatório preliminar do Estudo de Estudo de Viabilidade Econômico.