Estágio Não-Obrigatório

Pró-Reitora: Profa. Dra. Maria Anezilany Gomes do Nascimento

Contato: (85) 3101 9787

E-mail: estagio.proex@uece.br

O que é Estágio Não-Obrigatório?
O Estágio Não-Obrigatório é uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória dos cursos de graduação da UECE (RESOLUÇÃO Nº 4441/2019 – CEPE, de 05 de agosto de 2019). Consiste em uma oportunidade estabelecida através da cooperação mútua entre a UECE e a Empresa no sentido de propiciar ao aluno/estagiário possibilitando conhecimentos e desenvolver habilidades significativas para uma formação teórico-prática, possibilitando à UECE mais um caminho para obtenção de subsídios necessários à permanente atualização das ações extensionistas. Por outro lado, oportuniza à empresa mais um canal de informação indispensável a sua constante aproximação das fontes do conhecimento técnico, científico e cultural.

É compulsória, no Estágio Não-Obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que possa ser estabelecida, bem como a concessão do auxílio-transporte. (art. 12 da Lei nº 11.788/2008)

A Lei de Estágio, sancionada pelo Governo Federal em 25 de setembro de 2008, sob o nº 11.788, requereu a adoção de novos procedimentos pela PROEX para se adaptar às orientações, tendo sido elaborado um modelo de formulário de Termos de Convênio, Compromisso e Aditivo, devidamente apreciado pela ASJUR, objetivando estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas, e assim, colaborar com os estudantes no acesso a ofertas de estágio oferecidas pelas empresas.

Fluxo – Estágios Não-Obrigatórios

Para facilitar os trâmites relativos à realização do convênio com a UECE, segue o fluxo virtual detalhado:

Plano de Atividade do Estágio Curricular Não-Obrigatório

Plano de Atividade Estágio Curricular Não-Obrigatório – Contábeis