LOGIN – Laboratório de Otimização e Gestão de Inteligência

17 de novembro de 2009 - 10:29 # #

A Universidade Estadual do Ceará vem firmando convênios e contratos através da sua pró-reitoria de extensão para desenvolver e implementar soluções junto aos setores público e privado.

A UECE conta atualmente com modernos  laboratórios e um excele nte quadro de docentes, pesquisadores e alunos que estão engajados em projetos de apoio ao processo de tomada de decisão dos níveis estratégico, tático e operacional da administração pública e de diversos segmentos da iniciativa  privada.

O LOGIN, Laboratório de Otimização e Gestão de Inteligência da UECE, focado na Lei de Informática conta com capacidade para desenvolver projetos pioneiros em diversas áreas estratégicas do Estado, reforçando  a contribuição da Universidade Estadual do Ceará para o desenvol vimento do nosso Estado.

A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável  viabilizando a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.

  • Projeto de fluxo de caixa otimizado (UECE-SEFAZ)
  • Projeto de otimização de multimodais ao longo da ferrovia transnordestina (UECE-ADECE)
  • Projeto de cálculo tarifário da CAGECE (UECE-CAGECE)
  • Localização espacial de escritórios do SEBRAE-CE
  • Rastreamento de ambulâncias com indicação de rotas ótimas
  • Direcionamento de rotas para o corpo de bombeiros
  • Otimização da rota de coleta de funcionários
  • Diagnóstico de eficiência em agências da previdência social
  • Redução de desperdícios no corte de chapas para a indústria metalúrgica.
  • Redução dos gastos na distribuição de produtos do setor de indústria em geral.
  • Realocação da tancagem do porto do mucuripe.
  • Eficiência de agências bancárias
  • Otimização de planejamento e controle da produção
  • Recuperação de produtividade de poços de petróleo
  • Otimização da linha de balanceamento da construção civil
  • Otimização das diretrizes de desempenho jurisdicional em comarcas.

 PROJETO DE FLUXO DE CAIXA OTIMIZADO (UECE-SEFAZ)
Teve por objetivo desenvolver e implementar um sistema de gestão otimizada do Fluxo de Caixa do Estado. Trata-se de uma modelagem utilizando programação matemática de Fluxos em Redes envolvendo um grande número de variáveis e restrições que incluem as arrecadações (ICMS, IPVA e demais receitas) e os compromissos de pagamentos de todas as secretarias e órgãos públicos do Estado, maximizando a receita no final de cada mês. Este sistema de apoio ao processo decisório é pioneiro quanto aos seus aspectos científicos e tecnológicos para os gestores de finanças públicas da Coordenadoria do Tesouro Estadual – COTES da SEFAZ. Desenvolvido em ambiente JAVA e integrado com o framework da SEFAZ, esse sistema permite ao tomador de decisões gerar cenários alternativos sobre o mais rentável Fluxo de Caixa para o Estado. Um segundo modelo matemático faz a alocação ótima dos ativos financeiros disponíveis em carteiras de investimentos sob condição de risco mínimo.
Em breve a SEFAZ contará também com um aplicativo de gestão da dívida pública que simula alternativas de suavização dos picos de pagamentos, buscando de forma estratégica a homogeneização de suas parcelas.

 

 PROJETO DE OTIMIZAÇÃO DE MULTIMODAIS AO LONGO DA FERROVIA TRANSNORDESTINA (UECE-ADECE)
Teve o propósito de definir um estudo de viabilidade econômica-social para implantação de 6 intermodais (integrações entre transportes ferroviários, rodoviários e aéreos) ao longo da Ferrovia Transnordestina, dentro do Estado do Ceará, objetivando o desenvolvimento de pólos atratores de desenvolvimento sócio-econômico no interior do Estado. As alocações desses pólos de desenvolvimento foram determinadas através de modelos econômicos, de otimização e de análise de decisão, baseados em indicadores sócio-econômicos, tais como IDH, IDM, PIB, arrecadação de ICMS, número de estabelecimentos de ensino, indicadores de desenvolvimento industrial, projetos estruturantes em cada município que estivesse na circunvizinhança da Ferrovia Transnordestina, dentre outros indicadores.

 

 PROJETO DE CÁLCULO TARIFÁRIO DA CAGECE (UECE-CAGECE)
Desenvolvido em parceria com o CAEN – Centro de Pós-Graduação em Economia do Nordeste, da UFC, este projeto destinou-se a calcular tarifas de água e de esgoto para CAGECE por faixas de consumo, baseadas em modelagem econométrica envolvendo os seguintes segmentos:

  • SEGMENTO I – Estudo da demanda por água e por esgoto sanitário no Ceará, tendo em vista estimar, por Unidades de Negócios e Municípios, a disposição a pagar e as elasticidades-preço e renda da demanda para as diferentes categorias de consumidores.
  • SEGMENTO II – Proposição de uma nova estrutura tarifária, considerando o potencial de receita, as possibilidades e limitações de implementação de um novo sistema tarifário, as experiências observadas no Brasil e no exterior e os períodos de crise no abastecimento.
  • SEGMENTO III – Implementação de um software de apoio à decisão capaz de gerar simulações sobre tabelas de estruturas tarifárias de água e esgoto no estado do Ceará.

 

 LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DE ESCRITÓRIOS DO SEBRAE-CE
Desenvolvimento de um software inteligente de apoio à decisão para simular o posicionamento ideal de instalação de escritórios regionais do SEBRAE no Estado do Ceará. Utilizou-se para tal, modelos de programação matemática de cobertura de vértices em “grafos planares” com interfaces em  ambiente de geoprocessamento digital.

 

 RASTREAMENTO DE AMBULÂNCIAS COM INDICAÇÃO DE ROTAS ÓTIMAS
O projeto otimizou as rotas para atendimento às ocorrências de urgências e emergências médicas das ambulâncias do SOS-Fortaleza. A implantação permitiu direcionar as ambulâncias mais próximas das ocorrências através de rastreador GPS e fornecer a rota ideal de trajeto. 

 

 DIRECIONAMENTO DE ROTAS PARA O CORPO DE BOMBEIROS
O projeto objetivou estabelecer rotas ideais de deslocamento para os veículos de resgate e salvamento, primando pelo rápido atendimento aos chamados e no combate às calamidades públicas. Embora não continuado, o projeto incorporava o conceito de LINHA VERDE, ou seja, através da integração com o órgão gestor de trânsito seria possível controlar o acionamento dos semáforos para que estivessem acesos com luz verde durante todos os trechos de deslocamento da frota de atendimento.

 
 OTIMIZAÇÃO DA ROTA DE COLETA DE FUNCIONÁRIOS
O projeto, já implantado na Petrobrás/Ce e em implantação no Detran/CE, estabelece os menores e melhores percursos para coletar os funcionários que diariamente se dirigem àquelas entidades. O atendimento às demandas das empresas e órgãos é feito com a implantação do aplicativo de otimização ou com o fornecimento de relatórios da rota ótima, que opera em  ambiente de geoprocessamento digital.

 

 DIAGNÓSTICO DE EFICIÊNCIA EM AGÊNCIAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
O projeto, estruturado em programação linear pelo método DEA, permitiu identificar a real eficiência das unidades de previdência social dentro de  critérios objetivos de mensuração e de indicadores de gestão. Esse trabalho proporcionou informação estratégica de alta qualidade para direcionar a tomada de decisão quanto à alocação de recursos e acompanhamento de metas.

 

 REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS NO CORTE DE CHAPAS PARA A INDÚSTRIA METALÚRGICA.
A redução da perda, proporcionada pela identificação e ordenamento de demandas variadas de cortes, gerou fôlego extra para o setor, que aproveitou melhor as chapas utilizadas, reduziu o tempo de produção, reduziu o gasto com mão-de-obra e pode aproveitar melhor seu espaço destinado ao armazenamento de matérias-primas.

 

 REDUÇÃO DOS GASTOS NA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DO  SETOR DE INDÚSTRIA EM GERAL.
Os projetos elaborados nesse segmento minimizaram seus custos com transporte ao determinar roteiros de menor percurso gerenciando e dinamizando a distribuição/coleta de produtos em pontos diversos da cidade. Com a simulação de cenários alternativos de roteamento as empresas podem decidir melhor sobre como realizar suas operações diárias de entrega e coleta.

 

 REALOCAÇÃO DA TANCAGEM DO PORTO DO MUCURIPE.
Este projeto elaborou uma proposta de viabilidade econômica do reposicionamento ótimo das distribuidoras de derivados de petróleo do porto do Mucuripe para o porto do Pecém, liberando a área anteriormente ocupada para a utilização com equipamentos públicos destinados à sociedade.

 

 EFICIÊNCIA DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS
A definição de um modelo eficiente de avaliação de estabelecimentos bancários foi o objetivo desse projeto, no qual o modelo busca estabelecer um equilíbrio entre liquidez e solvabilidade.

 

 OTIMIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Este projeto elaborou um modelo eficiente de avaliação das demandas produtivas frente aos estoques e pedidos de clientes, otimizando a utilização de matérias-primas e de equipamentos necessários à transformação daquelas. Buscou-se oferece um mix ótimo de produção de menor custo para empresas do setor industrial fortalecendo sua estratégia competitiva no mercado.

 

 RECUPERAÇÃO DE PRODUTIVIDADE DE POÇOS DE PETRÓLEO
O objetivo do projeto foi a recuperação da produtividade de poços de petróleo através da adequada injeção de fluidos superaquecidos em redes de extração subterrânea. Com isso, aumentou-se o ciclo de produtividade dos poços pela redução do esforço de extração.

 

 OTIMIZAÇÃO DA LINHA DE BALANCEAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Em fase de conclusão, este projeto tem perfil altamente inovador quando o assunto é planejamento das etapas da construção civil, tanto é que analisa a exposição do negócio desde a tomada de decisão pelo empreendimento ideal até as perfeitas movimentações das disponibilidades do fluxo de caixa. Vinculado ao planejamento está a gestão de  aquisição de insumos que sugere as condições ideais de negociação.

 

 OTIMIZAÇÃO DAS DIRETRIZES DE DESEMPENHO JURISDICIONAL EM COMARCAS
Atendendo a uma solicitação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a UECE está desenvolvendo um software que apoie de forma otimizada a gestão estratégica de atuação jurisdicional das comarcas do estado. Esta solução  permitirá uma gestão jurisdicional célere e altamente alicerçada em critérios objetivos e de elevada transparência, baseada em indicadores econômicos, sociais e jurídicos, tais como PIB, população, volume processual Icms, dentre outros. Esta metodologia matemática multicritério permitirá a simulação de cenários de eficiência em comarcas, benchmark entre comarcas e a alocação ótima de magistrados nas mesmas, de formas a permitir a cobertura das atividades jurisdicionais em todo o Estado do Ceará.