Premiações

Lorena Lima Silva, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS), sob orientação do Prof. Dr. Francisco Ernani Alves Magalhães, recebeu menção honrosa no dia 29 de novembro de 2024, durante o XXVII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil e III Simpósio Brasileiro de Farmácias Vivas. A honraria foi concedida pelo trabalho intitulado: “Varivax (castanha-da-Índia; Aesculus hippocastanum L.): um suplemento alimentar no controle da ansiedade em zebrafish (Danio rerio) adulto sem efeito tóxico sedativo”.

O mestrando Moisés Iasley Lima Vasconcelos do PPGNS foi reconhecido com menção honrosa no Congresso Internacional de Nutrição Oncológica em Salvador/BA. Seu trabalho ” Composição Corporal por fonográfica computadorizada em mulheres com câncer de mama: comparação segundo a expressão do PI3K gama” foi premiado. O estudo destaca a importância da análise da composição corporal do paciente oncológico e relacionando com marcadores de agressividade tumoral.
Agradecemos a Dra. Sara Maria Moreira Lima verde pela orientação científica e coordenação da coorte: HÁBITOS DE SAÚDE EM MULHERES COM CANCER: INVESTIGAÇÃO DE FATORES PROGNÓSTICOS PARA SOBREVIDA, a Vitória Maria Queiroz Machado e ao Grupo de Estudo, Pesquisa e inovação em Nutrição Oncológica – GENO/UECE pela importante contribuição científica.

Nossos mestrandos foram reconhecidos com menções honrosas na VI Mostra de Trabalhos Científicos do PECNORDESTE 2025. Paulo Adenes Teixeira Coelho foi premiado com o trabalho “Zebrafish (D. rerio) adulto como modelo alternativo aos roedores para avaliar o efeito antidepressivo da bromelina (enzima do abacaxi; A. comosus)”, destacando o potencial da bromelina como bioativo no sistema nervoso central.
Daniela Braga de Sousa recebeu menção honrosa com o estudo “Zebrafish (D. rerio) adulto: modelo animal alternativo para avaliar o efeito do suplemento alimentar Cardomarin no tratamento da dor corneal”, apontando avanços no uso de compostos naturais no manejo da dor.
Ambos os trabalhos utilizaram o modelo experimental zebrafish, reforçando o protagonismo do nosso programa na pesquisa com bioativos e neurociência nutricional.Agradecemos ao orientador Dr. Francisco Ernani Alves Magalhães pela orientação científica e ao NUBEX – Núcleo de Biologia Experimental da Unifor pelo apoi o às atividades experimentais.

Os egressos do PPGNS, Bruno de Sousa Almeida e Jamile Carvalho Tahim e as docentes Cláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos e Ilana Nogueira Bezerra tiveram o trabalho “Entrevista motivacional no acompanhamento nutricional de mulheres com excesso de peso no pós-parto na Atenção Primária à Saúde” selecionado e reconhecido no Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, promovido pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/MS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Também é co-autora do trabalho a Profa. Diana Barbosa Cunha do Instituto de Medicona Social da UERJ.
O trabalho é fruto da dissertação do Bruno, defendida em 2023. Jamile colaborou com a pesquisa, que foi delineada pelas profas. Claudia e Ilana. A pesquisa foi financiada pelo Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde/PPSUS -CE FUNCAP-SESA-Decit/SCTIE/MS-CNPq (Chamada 02/2020).
As etapas de seleção do Laboratório ocorreram nos meses de setembro a dezembro de 2023. O objetivo geral do Laboratório foi identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras em Alimentação e Nutrição para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do futuro nos municípios brasileiros.