Estudante do Mestrado em Nutrição e Saúde realiza mestrado sanduíche na University of Alabama at Birmingham.

2 de junho de 2014 - 17:32

University of Alabama –  Boulevard.

 

          Emanuel Diego dos Santos Penha, estudante do CMANS (Curso de Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde), orientando da profa. Dra Diana Magalhães, está realizando mestrado sanduíche na University of Alabama at Birmingham como Research Scholar/Visiting Scientist. Diego participou do curso “Webapps Aplicadas à Bioinformática” em Petrópolis, no final do ano passado, ministrado por Jonas S Almeida, PhD e devido ao seu bom desempenho no curso, foi chamado para realizar o mestrado sanduíche em Birmingham.
          Diego está no Laboratório de Biologia Integrativa, divisão de informática, departamento de patologia. Segundo ele, seu trabalho envolve os arquivos Variant Call Format, que são os arquivos gerados como resultado final do pipeline de sequenciamento de nova geração. Eles guardam informações semi estruturadas sobre todas as variações em nível de sequência de DNA de uma amostra. A ideia é ligar tais informações ao restante da internet, digerindo essas informações e permitindo visualizações.

 

 Figura 2. Local de trabalho e cartaz sobre apresentação de artigo.

 

Figura 3. A – Um dos resultados do processamento do VCF, B – Internacional Cancer Genome Consortium Data Portal com os dados do gene da primeira linha da tabela na primeira figura,  C – GenomeMaps na posição da primeira linha da tabela. O código do projeto está em https://github.com/ibl/vcf e pode ser experimentado em http://ibl.github.io/vcf/diego.html

 

          De acordo com Diego: “as implicações para a nutrição são de aplicação prática, porém ainda não imediata, por exemplo, o planejamento de dietas a partir da codificação genética ainda é incipiente. Por outro lado, a questão de personalizar o tratamento para um doente de câncer com base no sequenciamento do DNA é uma realidade e relativamente comum. Provavelmente em um futuro muito próximo teremos uma gama ainda maior de ferramentas para embasar a prescrição dietética. Importante destacar que praticamente tudo o que estou aprendendo ou desenvolvendo aqui terá aplicação em minha dissertação e vejo várias aplicações pontuais em outras áreas como quantificação e análise de consumo alimentar.”