Nota de profundo pesar: Falecimento do Prof. Paulo Meneses, S. J.
11 de dezembro de 2012 - 15:13
Muito entristecidos/as, soubemos ontem do falecimento do Professor Paulo Meneses. Todos/as nós que que estudamos e trabalhamos com Filosofia no Ceará lhe devemos muito, seja por suas traduções, seja por suas instruções pessoais em todas as vezes que, atendendo delicadamente a nossos chamados, nos deu a alegria de vir a ter conosco. Abaixo, reproduzimos a nota de pesar do GT Hegel da Anpof, do qual ele foi membro-fundador e no qual deixa muitos/as discípulos/as. De nossa parte, comprometemo-nos com sua memória a nos empenhar, nesse esforço que era também o seu, por um mundo mais racional e justo. Até sempre, Professor!
É com grande pesar que comunicamos o falecimento ontem, 10 de dezembro de 2012, em Fortaleza, do Prof. Paulo Gaspar de Meneses, S. J. Nascido em Maranguape, Ceará, em 11 de janeiro de 1924, Paulo Meneses destacou-se por sua atuação na área da Filosofia, em particular sobre a Filosofia de Hegel. Desta foi um reconhecido especialista, que desempenhou um papel fundamental na recepção e divulgação da obra hegeliana no país, por suas pesquisas e traduções.
Seus estudos filosóficos foram realizados na Faculdade Pontifícia de Friburgo, Instituto de Ciências Políticas de Paris e Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, onde foi professor e pesquisador por mais de trinta anos e coordenava o Núcleo de Estudos para América Latina e o Núcleo Hegel.
Sua qualificada produção apareceu em livros como Para ler a Fenomenologia do Espírito (Loyola, 1992, 2000), Hegel e a Fenomenologia do Espírito (Zahar, 2003) e Abordagens Hegelianas (Vieira e Lent, 2006).
Suas traduções de obras capitais de Hegel foram um verdadeiro legado aos estudos hegelianos de língua portuguesa: Fenomenologia do Espírito (Vozes, 1ª ed. 1991, 6ª ed. 2011), os três volumes da Enciclopédia das Ciências Filosóficas (edição de 1830: Ciência da Lógica, Filosofia da Natureza, Filosofia do Espírito, Loyola, 1995), e a tradução conjunta da Filosofia do Direito (Loyola, UNICAP, UNISINOS, 2010).
Sendo conhecido de todos hegelianos por suas aulas, palestras, comentários e traduções, perdemos nós e o mundo acadêmico um querido professor, mestre e colega, cuja vida e obra é um exemplo maior de profunda dedicação ao filosofar.
José Pertille – GT Hegel – ANPOF.