Conheça o Programa

 

 

O Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE foi fundado em 1998. Sua origem remete à experiência de ensino de pós-graduação lato sensu impulsionado pelo Núcleo de Estudos de Pós-graduação em Filosofia (NUFIL), durante toda a década de 1990, e, antes ainda, da larga experiência de ensino de graduação durante décadas (desde a antiga FAFICE, Faculdade de Filosofia do Ceará).

Reconhecido pelo CAPES em 2004 e após formar dezenove turmas, o CMAF-UECE passou por um período de instabilidade que culminou com seu descredenciamento em 2017. O recredenciamento veio a acontecer em maio 2020, após um período de reestruturação que culminou na formação de um programa mais consistente, com área de concentração em Filosofia, duas linhas de pesquisa: Ética e Filosofia Social e Política, e um quadro docente estável formado por quatorze professores, sendo onze permanentes (oito deles vinculados à UECE) e três colaboradores.

Em grande medida, essa estabilidade advém da considerável e diversificada produção docente expressa nas publicações em periódicos qualificados em estratos superiores, bem como na organização e publicação de livros, capítulos e traduções de obras relevantes ao ensino e pesquisa em Filosofia – particularmente, voltadas às linhas de pesquisa que o Programa abriga: Ética e Filosofia Social e Política. Isso denota, por sua vez, que a coesão e equilíbrio necessários ao grupo, ainda que não se deem pelas vias da padronização homogeneizante, pauta-se certamente por uma interdependência de pensamento capaz de produzir um leque expressivo e diversificado de produções.

Essa diversificação na produção acadêmica científica alcança precisamente o público-alvo deste curso de mestrado, mormente orientado para a atuação na rede pública de ensino médio e na rede privada de ensino superior, ao fornecer importantes subsídios para uso em sala de aula e em projetos de pesquisa autônomos, no nível em que os estudantes do programa se encontram. O programa, como se percebe, tem como uma de suas metas prioritárias a efetiva consolidação de seu papel estratégico na formação de professores de Filosofia para o ensino médio e superior, particularmente em nosso Estado e em nossa região.

Como meios de divulgação de suas atividades de pesquisa, o CMAF conta com três periódicos semestrais, as revistas Polymatheia, Kalagatos e Conatus, acessíveis através do Portal de Periódicos da UECE (https://revistas.uece.br/). Também dispõe da coleção de livros Argentum Nostrum, que conta com mais de 40 (quarenta) volumes publicados pela EdUECE, editora da Universidade Estadual do Ceará. No que se refere à divulgação em eventos, realiza anualmente o Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Filosofia (Sempesq), evento que reúne seus corpos docente e discente que tornam público, através de conferências, minicursos e comunicações, os resultados parciais e/ou finais de suas pesquisas. Além desse, outros eventos se realizam com periodicidade anual, realizados pelos diversos Grupos de Pesquisa: Colóquio Hegeliano, Colóquio de Teoria Crítica e Estética, Colóquio Benedictus de Spinoza, Colóquio Walter Benjamin e Seminário dos Afetos, Colóquios GENi – Grupo de Estudos Nietzsche, dentre outros.

No início de 2021, o CMAF realizou sua primeira seleção após o recredenciamento, compondo a primeira turma dessa nova etapa com catorze alunos, dois deles, classificados nas vagas prioritárias para pessoas com deficiência (PcD) ou com etnia autodeclarada. O CMAF, aliás, é um dos programas pioneiros a destinar, desde 2015, vagas prioritárias a grupos específicos. Desde sua fundação, o Curso de Mestrado em Filosofia da UECE conta com o apoio da Fundação Cearense da Amparo à Pesquisa (FUNCAP) na concessão de bolsas de formação acadêmica para Mestrado. A partir de 2022, contará também com o provimento de bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e com os recursos financeiros provenientes do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP-CAPES).

Objetivo Geral:
O principal objetivo do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE é o de formar docentes e pesquisadores como mestres, aptos a exercitar o magistério superior em Filosofia e a desenvolver pesquisas acadêmicas nessa área de conhecimento.

Objetivos Específicos:
1. Promover o fortalecimento da docência em Filosofia no ensino superior, fundada em uma rigorosa experiência de pesquisa em nível de pós-graduação.
2. Viabilizar a formação continuada dos egressos dos cursos de graduação em Filosofia e afins, do Ceará e estados, principalmente os da Região Nordeste.
3. Contribuir, nos contextos regional e nacional, para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica em Filosofia de docentes e discentes, em concordância comas linhas de pesquisa em Ética e em Filosofia Social e Política.
4. Reinserir o Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UECE na comunidade acadêmica, fomentando a divulgação e o debate da produção intelectual especializada por meio de eventos e de publicações especializadas.
5. Promover entre docentes e discentes do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE o intercâmbio institucional com cursos e programas de outras universidades.
6. Aprimorar os mecanismos e instrumentos internos de autoavaliação institucional docente e discente, contribuindo para o planejamento, desenvolvimento e fortalecimento do Curso.

Portarias de reconhecimento e avaliação do CMAF – Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE:

Reconhecimento do Curso: Portaria nº 0576 de 09/07/2020. Homologação da 194ª Reunião do CTC-ES. Parecer CNE/CES nº 350/2020.
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/07/2020&jornal=515&pagina=127&totalArquivos=222