Cooperação Interinstitucional
Programas e Instituições Parceiras:
-
Universidade Federal do Ceará – UFC. Além de dois professores que compõem o quadro de docentes permanente e colaborador do CMAF – bem como da colaboração interna em pesquisas e grupos coordenados por esses professores –, a principal atividade conjunta com esta instituição se dá através do GT Hegel/Ceará, que organiza anualmente os Colóquios de Estudos Hegelianos. Além disso, há uma colaboração bilateral constante no que se refere à participação em bancas de qualificação e de defesa de dissertação.
-
Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertãoPE), por meio de dois professores que compõem o quadro de docentes permanentes do CMAF, bem como da colaboração interna em pesquisas e grupos coordenados por esses professores.
-
Universidade de São Paulo – USP. Há uma colaboração, já ressaltada, entre o Grupo de Pesquisa Benedictus Spinoza e o Grupo de Pesquisa sobre o Século XVII (USP). Também deve ser ressaltada uma cooperação bilateral em bancas de defesa e em eventos, e o fluxo de egressos do CMAF que ingressam na USP. Por fim, vale registrar os frutos dessa colaboração em publicações conjuntas de livros e revistas. Por exemplo, foi editada a coletânea intitulada Ética e Subjetividade (EdUECE, 2011), com participação de professores da UECE e da USP, e a tradução do Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar, de Espinosa, pela Editora Autêntica (2012).
-
Universidade de Brasília – UnB. Deve ser ressaltado o intercâmbio através da Profa. Dra. Ericka Marie Itokazu e do Prof. Dr. Evaldo Sampaio, principalmente por meio da participação em bancas e congressos em ambas as universidades.
-
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Pará (UFPA), cujo intercâmbio se dá pela participação no Grupo de Estudos Nietzsche (GENi-UECE), bem como em colóquios realizados por esse grupo, dos professores: Rogério Antônio Lopes (UFMG), Miguel Angel de Barrenechea (UNIRIO), Ernani Pinheiro Chaves (UFPA), Rosa Maria Dias (UERJ), Roberto de Almeida Barros (UFPA) e William Mattioli (UFRJ).
-
Aos intercâmbios nacionais acima, soma-se a relação de colaboração institucional e acadêmica de alcance internacional com a Universidade Nova de Lisboa, através da Profa. Dra. Maria Luísa Araújo Ribeiro Ferreira, e com a Universidade Nacional de Córdoba, através do Prof. Dr. Diego Tatián; ambos, por meio da participação em bancas, eventos, congressos, lançamento de livros e recepção de pesquisadores associados.