Nova classificação Qualis

13 de março de 2009 - 20:49

 

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

 

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos e anais de eventos.

 

Em reunião realizada nos dias 16 e 17 de abril de 2008, o Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), deliberou sobre o processo de reestruturação da escala do Qualis. A classificação de periódicos e eventos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são agora enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C – com peso zero.

 

Os periódicos publicados por nosso mestrado (Kalágatos e Polymátheia) ou em parceria com ele (Conatus – filosofia de Spinoza) receberam, na nova classificação, a seguinte avaliação: a Kalagatos –  revista de filosofia, antes com  Qualis Nacional C, foi avaliada agora como Qualis  B3, o que quer dizer que se manteve num nível correspondente ao anterior; já a Conatus e a Polymátheia, que não tinham ainda sido avaliadas, receberam, respectivamente, as avaliações B4 e B5.

 

Mais informações em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis