Professores e Estudantes do PPGE/UECE realizam missão na Espanha

26 de setembro de 2023 - 14:11 #

Em sintonia com a Política de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), grupo formado por quatro docentes, dez estudantes e uma ex-aluna estiveram em uma missão na Espanha. Os professores integrantes foram: João Batista Carvalho Nunes, Elcimar Simão Martins, Elisangela André da Silva Costa e Maria Marina Dias Cavalcante.

A missão, organizada pelo Prof. João Batista Carvalho Nunes e pela Coordenação do Programa, teve início na Universidade da Coruña, na cidade de A Coruña, onde aconteceu o XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, de 30 de agosto a 1º de setembro de 2023. Na oportunidade, todos os integrantes apresentaram trabalhos sobre suas pesquisas realizadas ou em andamento, com destaque para as resultantes dos projetos “Observatório da Rede Municipal de Educação – pesquisas em políticas educacionais” e “Observatório da Rede Oficial de Ensino do Município de Fortaleza em seus Múltiplos Olhares”, parcerias entre a UECE, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, e a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Durante o evento, foram estabelecidos contatos para parcerias entre pesquisadores do PPGE/UECE e de Portugal e Espanha.

No período de 4 a 8 de setembro de 2023, o grupo esteve na Universidade de Santiago de Compostela (USC), onde foi recebido pelas professoras da Facultad de Ciencias de la Educación Beatriz Cebreiro López e Carmen Fernández Morante. Foi uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos e a realização de ações conjuntas entre pesquisadores do PPGE/UECE e do grupo de pesquisa TECNOEDUC (Tecnologia Educativa / USC), sob a coordenação da Profa. Beatriz Cebreiro López.

Diante da sede da Reitoria da USC, deu-se início às atividades da missão nessa Universidade, com a presença do Reitor Antonio López. Na visita à Reitoria, contou-se com a apresentação da história e de destacados espaços, incluídos o Salão de Atos e a Biblioteca América, por parte do professor da Facultad de Geografía e História Javier Garbayo.

Entre as atividades programadas na missão, aconteceu reunião com pesquisadores do grupo de pesquisa TECNOEDUC (Tecnologia Educativa / USC), a fim de se buscar estabelecer parcerias para projetos de pesquisa conjuntos.

O grupo participou do curso/disciplina “Investigación Educativa en el Contexto Iberoameriano” (15 horas), ministrado na Universidade de Santiago de Compostela pelas professoras da Facultad de Ciencias de la Educación Beatriz Cebreiro López e Carmen Fernández Morante e pelo professor do PPGE/UECE João Batista Carvalho Nunes.

Os docentes do PPGE/UECE realizaram palestra sobre os projetos “Observatório da Rede Municipal de Educação – pesquisas em políticas educacionais” e “Observatório da Rede Oficial de Ensino do Município de Fortaleza em seus Múltiplos Olhares”, na Facultad de Ciencias de la Educación da USC, para professores e pesquisadores dessa Universidade e do Centro de Supercomputación de Galicia (CESGA), e demais membros do grupo do PPGE/UECE.

O Prof. João Batista Carvalho Nunes também apresentou o Seminário “Ciência de Datos em Educación (Education Data Science) y Analítica de Aprendizaje (Learning Analytics)” para professores e pesquisadores do grupo de pesquisa TECNOEDUC da USC e do CESGA, assim como para os demais membros do grupo do PPGE/UECE.

No último dia da missão, o grupo visitou o Centro de Supercomputación de Galicia (CESGA), onde foram recebidos pela diretora do Departamento de 𝘌-𝘭𝘦𝘢𝘳𝘯𝘪𝘯𝘨 María José Rodríguez Malmierca.

Conforme o Coordenador do PPGE/UECE, Prof. José Airton de Freitas Pontes Junior, as ações realizadas nas universidades espanholas marcam o início de parcerias no campo da pesquisa e da docência com essas instituições, com reflexos diretos no fortalecimento da qualidade da formação dos estudantes do PPGE/UECE e ampliação do processo de internacionalização do Programa.