Conheça o PPGE
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) é reconhecido pela CAPES como um programa de excelência nacional, tendo alcançado a nota 5. Está constituído de dois cursos acadêmicos na modalidade presencial: mestrado, com duração regular de 24 meses, e doutorado, com duração de 48 meses. Desde o ingresso de sua primeira turma, em 2004, quando existia apenas o curso de mestrado, sua atuação sempre esteve estreitamente vinculada ao desafio da melhoria da educação.
A formação de professores está no centro do projeto político pedagógico do PPGE/UECE, sendo sua área de concentração. Enfatiza estudos sobre a formação inicial e continuada como eixo para o qual converge o desenvolvimento profissional, a constituição da identidade docente e a valorização da docência como atividade intelectual, crítica e reflexiva no contexto das políticas de educação básica e superior.
Histórico
A história do PPGE/UECE começa em 2002. Criado pela Resolução nº 2.486/2002 – CEPE/UECE, autorizado para funcionamento pela CAPES em 2003 e homologado por meio da Portaria do CNE nº 1.652/2004, o Mestrado Acadêmico em Educação da UECE iniciou suas atividades em janeiro de 2004. Inicialmente o curso foi estruturado em duas linhas de pesquisa: Didática e Formação Docente; e, Política Educacional, Formação e Cultura Docente. Começou sua primeira turma oferecendo 12 vagas e com um corpo docente composto por 13 professores.
Na Avaliação Trienal 2010 da CAPES, referente ao período 2007-2009, o Programa alcançou o conceito 4, assegurando condições para se solicitar o curso de Doutorado. O projeto político pedagógico do curso de Doutorado foi aprovado pela Resolução nº 3.382/2011 – CEPE/UECE. O curso foi criado em 27 de junho desse ano pela Resolução nº 997/2011 – CONSU/UECE e, em 2 de abril de 2012, foi autorizado pela CAPES (Ofício nº 057-20/2012 CTC/CAAII/CGAA/CAPES). Foi organizado em três linhas de pesquisa: Formação, Didática e Trabalho Docente; Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação; e Formação e Políticas Educacionais. A primeira turma do Doutorado começou em março/2013, ofertando 12 vagas.
A primeira defesa pública de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE ocorreu em 6 de outubro de 2005, com 19 meses após a admissão no Curso de Mestrado. A primeira defesa de tese aconteceu em 16 de dezembro de 2016, com 45 meses após a admissão no Curso de Doutorado.
Avaliação da CAPES
Desde seu primeiro ano de funcionamento, o PPGE/UECE alcançou as seguintes notas no sistema de avaliação da CAPES:
Período | Nota |
---|---|
2004-2006 | 3 |
2007-2009 | 4 |
2010-2012 | 4 |
2013-2016 | 5 |
Objetivos
São objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará:
a) Produzir conhecimentos na área de Educação que contribuam para o incremento do campo da pesquisa e da intervenção sobre formação de professores, considerando as dimensões da teoria e prática, do desenvolvimento profissional e da aprendizagem;
b) Formar profissionais para a Educação Superior, a Educação Básica e a gestão educacional capazes de compreender a prática docente em estreita vinculação com a totalidade social, por meio da articulação entre ensino e pesquisa;
c) Promover a parceria entre as linhas e os grupos de pesquisa do Programa na perspectiva da formação docente interdisciplinar, considerando o campo de atuação desse profissional e a especificidade do seu trabalho na promoção da formação cultural, da aprendizagem e da emancipação humana;
d) Desenvolver investigações que:
– abordem as práticas de desenvolvimento docente, os múltiplos saberes, as estratégias de ensino e aprendizagem e os processos intersubjetivos presentes no cenário do trabalho docente e da formação profissional em tempos e espaços diferenciados;
– articulem a política educacional com os contextos históricos e contemporâneos da formação de professores, considerando a gestão educacional e escolar, a avaliação de sistemas e as tecnologias em educação; e,
– estabeleçam relações entre trabalho e educação, numa perspectiva histórica e cultural, abarcando a problemática da formação e da prática docente em sua conexão com o processo social.
Perfil do Egresso
O Programa de Pós-Graduação em Educação pretende, ao final, formar profissionais em nível de Mestrado com o seguinte perfil:
– Domínio das principais teorias no campo da formação de professores, com destaque para a área de seu trabalho de conclusão;
– Conhecimento de metodologia da pesquisa em Educação, com destaque para os distintos métodos e abordagens;
– Domínio na realização de pesquisa científica no campo da Educação;
– Compromisso com condução ética de suas ações no campo da pesquisa e da prática profissional;
– Experiência no trabalho em equipe, particularmente no convívio em grupos de pesquisa;
– Competência na prática da docência universitária;
– Compromisso com a melhoria da Educação e a mudança social, sob os princípios da solidariedade e justiça social.
No Curso de Doutorado, além das características enumeradas para o Mestrado, os profissionais formados deverão apresentar o seguinte perfil:
– Capacidade de propor e realizar pesquisas científicas originais no campo da Educação;
– Habilidade na orientação de futuros pesquisadores;
– Competência na elaboração de publicações científicas qualificadas para periódicos, eventos e livros científicos.