VENDA DO LIVRO: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

7 de abril de 2011 - 03:00


 
A coordenação do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação informa que o livro: Docência e formação de professores: novos olhares sobre temáticas contemporâneas, pode ser adquirido, a valor promocional de R$ 20,00, diretamente na secretaria do CMAE em horário comercial.

 

O livro é composto por uma coletânea de artigos de professores e ex-alunos do CMAE. E organizado da seguinte maneira:

 

Parte I – História, política e instituições: a formação de professores em foco.

  • :: Da omissão aos primeiros passos: raízes da política de formação de professores primários no Ceará
    (Sofia L. Vieira / Rosalina R. A. Moraes)
  • :: O pioneirismo do ideário da Escola Nova no Ceará e a construção da nova sede da Escola Normal de Fortaleza
    (José Albio M. de Sales / Jacqueline H. T. de Oliveira)
  • :: A profissão docente no Ceará dos anos 1930
    (Isabel M. S. de Farias / Delane L. Nogueira)
  • :: Políticas de formação docente em exercício na política de educação para todos em meio à crise estrutural do capital
    (Maria Susana V. Jimenez / Vânia A. Leitão)

Parte II – Formação docente e ensino: temas contemporâneos

  • :: O significado do curso de especialização na formação de professores do ensino de Arte
    (José Albio M. de Sales / Tânia Maria de S. França)
  • :: Formação para além do ensino na docência universitária: reflexões ancoradas na formação cidadã
    (Jacques Therrien / Silvia Maria Nóbrega-Therrien)
  • :: A trajetória de Jean Genet e seus referentes identitários examinados à luz da praxiologia de Pierre Bourdieu
    (Lia M. B. de Albuquerque)
  • :: Ao abrir dos olhos, a angústia ou quando da expulsão do paraíso: formação do professor/pesquisador
    (Antonio Germano Magalhães Júnior)
  • :: As representações semióticas em resolução de problemas matemáticos: como pensam futuros professores
    (Marcilia C. Barreto)
  • :: Conversões de problemas aritméticos com baixa congruência por professores polivalentes
    (Marcilia C. Barreto / Ana Cláudia G. de Sousa)
  • :: Educação física escolar no Ensino Fundamental: o que diz a lei e qual tem sido a proposta pedagógica?
    (Silvia Maria Nóbrega-Therrien / Wilson N. Sabóia)
  • :: Metodologia pedagógica e suas implicações no cotidiano escolar
    (Zenilda B. Fernandes)
  • :: Subjetividade docente: desafios para a formação do professor
    (Ana Ignez B. L. Nunes / Fernanda V. Soares / Alessandra S. Xavier)

Parte III – Currículo e formação docente: tecnologia e diversidade

  • :: A inclusão das TICs no currículo escolar: limites entre o formal e o real
    (João Batista C. Nunes / Marluce T. L. Gonçalves)
  • :: Inclusão, necessidades educacionais especiais e docência: palavras que se intercruzam
    (Rita de Cássia B. P. Magalhães / Sarah J. de P. Lacet /  Ana Paula L. B. Cardoso)
  • :: Currículo e formação do policial militar: práticas e dilemas de uma política educativa
    (Maria Socorro L. Lima / João Batista R. Veras)

 

 A coordenação.