Seminário “O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira” tem apoio do PPGE/UECE

16 de fevereiro de 2017 - 20:37

A ANPEd, em articulação entre sua Diretoria e seu Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação – FORPREd, realizará o seminário “O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira: desafios para qualidade na área de Educação no novo milênio”, no período de 4 a 5 de abril, em Fortaleza (CE). O evento acontecerá no Praia Centro Hotel.

O seminário se coloca como espaço de diálogo e objetiva discutir o sistema de avaliação da pós-graduação em Educação no Brasil, reconhecendo que o limiar de um novo ciclo de avaliação dos programas da área que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação, vinculado a CAPES/MEC, apresenta-se como momento fecundo para a análise de seus limites e possibilidades, com vistas à proposição de ajustes e mudanças na estrutura e no funcionamento da pós-graduação em geral e, de modo mais particular, no que se processa na formação e pesquisa em educação no Brasil.

Local: Praia Centro Hotel (www.praiacentro.com.br) – Avenida Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema, Fortaleza (CE)

Público alvo e inscrições

O Seminário destina-se aos coordenadores de programas de pós-graduação em Educação no país, sendo um representante por PPGE, em função do espaço disponível para a realização do evento (o espaço reservado tem capacidade para 200 pessoas), sendo assim as inscrições são limitadas.

Os interessados em participar do Seminário devem fazer sua inscrição, que é gratuita, no período de 20/02 a 10/03/17, utilizando formulário eletrônico disponível na página da ANPEd (acesse aqui o formulário de inscrição). A inscrição será confirmada pela secretaria da ANPEd. Será expedida certificação para todos os participantes inscritos no Seminário.

Reunião do FORPREd

No dia 03 de abril, de 8 às 18h, haverá uma sala disponível para a reunião nacional do FORPREd. No mesmo dia, entre 18 e 22h, cada uma das cinco regionais do Fórum terá à disposição uma sala para realização de reunião própria.

* O evento tem apoio da CAPES (PAEP) e do PPGE da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Programação do Seminário

————————————–

04 de abril – Terça-feira

—————————————

9h às 12h- MESA REDONDA 1

Pós-graduação no cenário internacional: abrangência, avaliação e financiamento.

O modelo americano – Gustavo E. Fischman (Universidade do Arizona/EUA)

O modelo Chileno – Sebastian Donoso Dias (Universidade de Talca/Chile)

Moderador: Mario Azevedo (UEM)

——————————————–

14h às 16h30 – MESA REDONDA 2

Pós-graduação no Brasil: contribuições históricas e limites do sistema.

Elizabeth Fernandes de Macedo (UERJ)

João Ferreira de Oliveira (UFGO)

Luciano Mendes (UFMG)

Moderadora: Vera Jacob (UFPA)

—————————————–

17h às 19h – MESA REDONDA 3

Impasses e perspectivas para um modelo de avaliação

Coordenação Nacional do FORPREd – José Gonçalves Gondra (UERJ)

Representante da Associação de Estudantes de Pós-Graduação (ANPG) – Tamara Naiz – UFG  – “A CONFIRMAR”

Romualdo Portela (USP)

Diretora de Avaliação da CAPES – Rita Barata  – “A CONFIRMAR”

Moderadora: Miriam Fábia (UFG)

——————————————

05 de abril – Quarta-feira

——————————————

8h30 às 12h – MESA REDONDA 4

Tecendo uma proposta de avaliação para a pós-graduação – Coordenadores do FORPREd nacional e regional

Norte – Ivanilde Apoluceno (UEPA)

Nordeste – Dante Henrique Moura (IFRN)

Sudeste- Patrícia Corsino (UFRJ)

Centro-Oeste – Maritza Maciel Castrillon Maldonado (UNEMAT)

Sul – Silvia Meletti (UEL)

Moderador – João Batista Carvalho Nunes (UECE)

—————————————————

14h às 17h – Sessão de Grupo de Trabalho

Trabalho em grupos para sistematização de um documento referência.

Coordenação – Paulo Carrano (UFF); Carlos Eduardo Ferraço (UFES) e Geovana Lunardi Mendes (Udesc), Dilneia Fernandes (UFMS), Isabel Sabino (UECE)

—————————————————

17h às 18h30 – Sessão de Encerramento

Apresentação dos GTs e aprovação de um documento referência para avaliação da pós-graduação em educação.

Coordenação: Andréa Barbosa Gouveia (UFPR)

Fonte: http://www.anped.org.br