FORPRED DIVULGA MOÇÃO DE APOIO ÀS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO CEARÁ
22 de novembro de 2013 - 00:00
Durante a reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação em Educação (FORPRED), ocorrida no XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN). A seguir, o texto aprovado.
Os professores das universidades estaduais do Ceará – Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (URCA) – deflagraram greve. Alunos e servidores também paralisaram as atividades. Entre as reivindicações estão a melhoria da infraestrutura das universidades, a superação do déficit de professores efetivos com pedido de concurso imediato, a criação do plano de carreira dos servidores administrativos e a regulamentação do plano de carreira docente. Destaca-se, ainda, o pedido de incorporação do prédio da FATEC ao campus da UECE no município de Itapipoca.
As universidades estaduais cearenses são as principais responsáveis pela interiorização da Educação Superior no Estado, atuando particularmente na formação de professores para a Educação Básica. Diante desse cenário, o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós- Graduação em Educação do Norte e Nordeste (FORPRED – N/NE), reunido no Recife, em 12 de novembro de 2013, aprova moção de apoio ao movimento de greve geral das três universidades estaduais do Ceará, por entender que a oferta de Educação Superior pública de qualidade, no interior e na capital, é obrigação do Estado e direito do cidadão brasileiro.
Recife, 12 de novembro de 2013.
Para acessar o documento, clique aqui.