Pesquisadores da UECE e da UFC em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza lançam exposição acessível com audiodescrição, peças táteis e rastreamento de toque

24 de setembro de 2021 - 16:11 # # # #

O Grupo Legendagem e Audiodescrição (LEAD), por meio do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), integra mais uma iniciativa de acessibilidade, que leva o resultado de pesquisas até a população com a exposição Na Ponta dos Dedos. A proposta, que inclui pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e em Educação (PPGE) é resultado da parceria com o Núcleo Educativo do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), o projeto Fotografia Tátil do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A exposição Na Ponta dos Dedos pode ser visitada, desde o dia 10 de setembro, até o dia 15 de outubro, no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), aberto de 12 a 17h, de terça-feira a domingo.

Ela consta de vinte fotografias, feitas por Pessoas com Deficiência Visual (PcDVs) a partir de duas  capacitações ministradas pelo MFF e pelo Projeto Fotografia Tátil em 2019. Na busca por tornar a arte fotográfica acessível a todos e entendendo que a fotografia deve ser democrática, optou-se por dar oportunidade a PcDVs produzirem suas próprias fotografias. Esse trabalho formativo foi realizado pelo Núcleo Educativo do MFF, junto com o Projeto Fotografia Tátil do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da UFC. Os alunos tiveram contato com câmeras fotográficas, aprenderam sobre leitura de imagem, composição fotográfica e enquadramento.

As obras foram acessibilizadas por meio da audiodescrição, de peças táteis em MDF e de rastreamento de toque. As audiodescrições foram elaboradas de maneira colaborativa, no decorrer duas formações na forma de uma pesquisa-ação, em 2020 e 2021, com a participação dos parceiros e de consultores com deficiência visual. O resultado é uma exposição única em sua proposta de aliar a produção artística fotográfica por PcDVs, à fruição de todas essas obras pelo sentido do tato (peças táteis) e pelo sentido da audição (audiodescrição), simultaneamente. Com a tecnologia do rastreamento de toque, um sensor dispara as audiodescrições correspondentes a cada parte da peça tátil, à medida que é explorada pelo visitante. Além de elaboradas em harmonia com as peças, as audiodescrições foram locucionadas de modo expressivo, conforme as pesquisas da área.

Pessoas com deficiência visual vendo as fotografias: audiodescrição, rastreamento de toque e a peça tátil.

 

Evento: Exposição Na Ponta dos Dedos
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Aberta até 15 de outubro – De 12 a 17h, de terça-feira a domingo.
Endereço: Rua Frederico Borges, 545, Varjota.
Entrada gratuita.