Laboratórios
Abaixo, estão listados abaixo todos os laboratórios ligados ao PPGCV, com uma breve descrição dos mesmos e os contatos com seus responsáveis.
1) Laboratório de Bioprospecção e Monitoramento de Recursos Naturais (LBMRN)
O Laboratório de Bioprospecção e Monitoramento de Recursos Naturais (LBMRN), é parte integrante do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA).Tem por finalidade realizar ensino, pesquisa e extensão. Atualmente o LBRMN possui uma area de 50 m2, o corpo colaborador do laboratório é composto por pesquisadores, pós-graduandos, alunos de Iniciação Científica.Tem como foco pesquisas na área de bioprospecção de produtos naturais, tendo os temas associados às áreas de química de produtos naturais, Bioinfomartica e físico-química Orgânica, Metabólitos secundários (derivados naturais e sintéticos), espectroscopia molecular, propriedades eletrônicas e estruturais de moléculas por meio de cálculos ab initio e DFT, dinâmica e docking molecular e modelagem por homologia.
Responsável: Dr. Emmanuel Silva Marinho Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9770
Instagram: https://www.instagram.com/lbmrn.nea/profilecard/?igsh=MTh6Mmd2djFjaHZ2bw==
2) Laboratório de Biotecnologia da Reprodução de Peixes (LBRP)
O LBRP, localizado na área laboratorial do PPGCV, é parte integrante do Núcleo Integrado de Biotecnologia – NIB/UECE (http://www.uece.br/nib). O grupo de pesquisa estuda a biologia e biotecnologia da reprodução de peixes, de água doce e marinhos, e outros organismos aquáticos como o pepino do mar, camarão e as tartarugas marinhas.As principais atividades científicas desenvolvidas são: desenvolvimento de técnicas para criopreservação de sêmen e ovócitos e embriões de animais aquáticos. O corpo colaborador do laboratório é composto por pesquisadores, pós-graduandos, alunos de Iniciação Científica e Estagiários tanto da própria instituição quanto de fora. A equipe promove atividades de extensão como cursos sobre reprodução animal e atividades de sensibilização para a preservação das espécies ameaçadas de extinção, além de prestar consultoria a fazendas de aquicultura.
Responsável: Dra. Carminda Sandra Brito Salmito-Vanderley Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9851
Homepage: https://www.uece.br/nib/institucional/laboratorio-de-biotecnologia-da-reproducao-de-peixes-lbrp/
Instagram: https://www.instagram.com/lbrp_uece?igsh=dnF2Y2NscDJjeGlj
3) Laboratório de Diagnóstico por Imagem Aplicado a Reprodução (LADIAR)
O LADIAR está localizado no Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC) da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará e tem por finalidade realizar ensino, pesquisa e extensão. Atualmente o LADIAR possui uma área de 85,4 m2 e é formado por professores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica.O laboratório possui dois equipamentos de ultrassonografia com Doppler que são utilizados para realização de pesquisas, aulas práticas e extensão em diversas espécies de animais. O laboratório também possui parcerias com o CENARGEN, UNIFOR e a Southern Illinois University (EUA).
Responsável: Dr. Dárcio Ítalo Alves Teixeira Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9934 – Ramal 210
Instagram: @LADIAR.UECE
4) Laboratório de Doenças Parasitárias (LABODOPAR)
A partir da inauguração da estrutura do NUPESA (Núcleo de Pesquisas em Sanidade Animal), o LABODOPAR contará com 150 m2 de área física assim distribuída: diagnóstico molecular e sorológico, diagnóstico morfológico, sala de estudos e sala de esterilização. Além das atividades de pesquisa o LABODOPAR abriga dois grupos de estudo: leishmaniose visceral e nematóides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
Responsável: Dra. Lorena Mayana Beserra de Oliveira Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9853
Homepage: www.uece.br/labodopar_novo
5) Laboratório de Estudos Micológicos
Desde meados da década de 1990, o grupo de pesquisa vem desenvolvendo trabalhos científicos na área de micologia e, dessa forma, foi montada uma coleção de fungos de origem humana, veterinária e ambiental. Atualmente, este laboratório faz parte do Centro Especializado em Micologia Médica (www.cemm.ufc.br) da Universidade Federal do Ceará. Nele são realizados trabalhos nas seguintes temáticas: monitoramento ambiental de patógenos emergentes, epidemiologia das doenças fúngicas, caracterização fenotípica e genotípica de fungos patogênicos, análise de sensibilidade antimicrobiana e bioprospecção de substâncias com atividade antifúngica.
Responsável: Dr. Marcos Fábio Gadelha Rocha Foto Laboratório
Fone: (85) 3366-8594
Homepage: www.cemm.ufc.br
6) Laboratório de Estudos Ornitológicos (LABEO)
Este laboratório foi fundado em 2002 e desenvolve atividades de pós-graduação, pesquisa e extensão, com objetivos voltados à formação de competências na área de reprodução e sanidade das aves; estudar e discutir questões relacionadas às principais patologias e técnicas reprodutivas que afetam o rendimento de aves industriais, alternativas, silvestres e exóticas, contribuir na divulgação de produção científica e interagir com a comunidade no auxílio de tratamento de doenças das aves produtivas e de companhia. As linhas de pesquisas desenvolvidas são: 1) Enfermidades respiratórias que afetam as aves industriais e alternativas; 2) Estudo da muda forçada e sua relação com o bem-estar das aves, 3) Pesquisa de Salmonella spp e Enterobacteráceas em aves industriais, alternativas, silvestres e exóticas e nos principais subprodutos destinados ao consumo humano; 4) Estudos de variáveis que influenciam a incubação artificial de ovos de codornas.
Responsável: Dr. William Cardoso Maciel
Fone: (85) 3101-9848
Blogspot: labeo-uece.blogspot.com.br/
Instagram: @labeoprofwilliamuece
7) Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR)
O LFCR funciona desde 1998 realizando atividades de pesquisa e ensino na área de reprodução de pequenos ruminantes. Os mestrandos e doutorandos do PPGCV que realizam projetos na área de produção in vivo e in vitro de embriões de caprinos têm no LFCR toda a infra-estrutura necessária, a qual é composta basicamente de: instalações para animais experimentais, sala de colheita de oócitos e embriões, sala de micromanipulação de embriões, além de microscópios invertidos,estereomicroscópios, micromanipuladores, material completo de vídeo laparoscopia, ecógrafo e demais equipamentos básicos de laboratório. As principais linhas de estudo envolvem a produção de embriões, transgênese e transferência nuclear em caprinos.
Responsável: Dr. Vicente José de Figueirêdo Freitas Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9861
Homepage: www.uece.br/favet/lfcr
Youtube: www.youtube.com/@LFCRdaUECE
Instagram: lfcr_uece
8) Laboratório de Imunologia e Bioquímica Animal
Este laboratório está situado no Bloco C da UECE e dá suporte às aulas práticas de Imunologia Veterinária e aos trabalhos desenvolvidos por alunos de iniciação científica, monitores, mestrandos e doutorandos. O laboratório conta com uma sala de experimentação onde são mantidos os animais durante a realização dos experimentos. São desenvolvidos trabalhos nas áreas de imunologia (imunomodulação utilizando plantas medicinais), bioquímica clínica (parâmetros fisiológicos de animais) e bioquímica (extração, caracterização parcial de antígenos de fontes vegetais e parasitas). São também realizados ensaios com gastroproteção e hepatoproteção, além de cicatrização utilizando plantas medicinais da caatinga cearense.
Responsável: Dra. Diana Célia Sousa Nunes Pinheiro Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9845
9) Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA)
O LAMOFOPA é parte integrante do complexo laboratorial do PPGCV e faz parte da Rede de Pesquisa MOIFOPA-PIV Brasil. A atividade principal da equipe de pesquisadores é promover o desenvolvimento da biotécnica de Manipulação de Oócitos Inclusos em Folículos Ovarianos Pré-antrais (MOIFOPA), também conhecida como ovário artificial. As principais linhas de pesquisa desenvolvidas no LAMOFOPA são: isolamento folicular, conservação (resfriamento e congelação) e cultivo in vitro de oócitos inclusos em folículos pré-antrais, com ênfase em ruminantes domésticos.
Responsável: Dr. José Ricardo de Figueiredo Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9852
Instagram: lamofopa.uece
10) Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes (LANUPRUMI)
Este laboratório consta de duas estruturas físicas: uma sede acadêmica, localizada no Campus do Itaperi, e a sede ou estação experimental em caprinos e ovinos, localizada na fazenda Campo da Semente (Guaiúba-CE). O LANUPRUMI possui atualmente o grupo de pesquisa “Nutrição e Produção de Pequenos Ruminantes”, certificado pela UECE e cadastrado no diretório do CNPq, atuando nas áreas de nutrição aplicada à reprodução, controle nutricional na regulação gênica e nutrição aplicada à qualidade dos produtos de origem animal.
Responsável: Dr. Davide Rondina Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9858
Youtube: https://youtube.com/@Cientistachefepecuaria
Instagram: https://www.instagram.com/cientistachefepecuaria/
11) Laboratório de Química de Produtos Naturais
O grupo de pesquisa que utiliza o laboratório realiza um trabalho conjunto com pesquisadores do PPGCV com ênfase no estudo das propriedades anti-helmínticas, leishmanicida e antimicrobiana de extratos de plantas do Nordeste, seus constituintes e
derivados sintéticos. Óleos essenciais, alcalóides e acetogeninas são os principais produtos naturais estudados. Este grupo realiza ainda estudo químico e biológico de extratos e constituintes de plantas do Nordeste visando a descoberta de potenciais agentes contra o vírus da dengue, larvicidas contra A. aegypti e compostos antioxidantes. Vários tipos de compostos orgânicos como terpenóides, aril-propanóides, tiofenos, polissacarídeos sulfatados, acetogeninas e galactomananas sulfatadas foram isolados de plantas do Nordeste brasileiro, sendo testados para comprovar sua ação biológica tanto na forma original como na de derivados sintéticos.
Responsável: Dra. Selene Maia de Morais
Fone: (85) 3101-9960
12) Laboratório de Reprodução de Carnívoros (LRC)
Este laboratório apresenta uma área de 60 m2, onde ficam os equipamentos laboratoriais e de informática, além de um gatil experimental. Suas linhas de pesquisas são: tecnologia de sêmen canino e felino, fisiologia da reprodução e comportamento.
materno filial de gatas domésticas e ultra-sonografia reprodutiva de gatas e cadelas. Apresenta como atividades, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa (pós-graduação e iniciação científica), prestação de serviços à comunidade, oferecendo serviços de ultra-sonografia trans-abdominal em cães e gatos, consultas em reprodução dessas mesmas espécies e inseminação artificial. O LRC também recebe periodicamente alunos de outras instituições para realização de estágios curriculares e extra-curriculares.
Responsável: Dra. Lúcia Daniel Machado da Silva Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9854
Homepage: https://www.uece.br/ppgcv/pesquisa/laboratorios/
13) Laboratório de Tecnologia do Sêmen Caprino e Ovino (LTSCO)
O laboratório passou recentemente por uma ampliação e possui salas para o responsável técnico e para reuniões e estudo, além de baias para reprodutores. O laboratório trabalha para gerar tecnologias nas áreas de diluição e conservação do sêmen resfriado e congelado primordialmente de caprinos e ovinos. Também é um de seus objetivos difundir o uso da água de coco como diluente espermático. Como serviços de extensão, o laboratório pode analisar partidas de sêmen processadas por outras instituições ou adquiridas por particulares, a fim de avaliar a viabilidade das mesmas em programas de inseminação artificial.
Responsável: Dr. José Ferreira Nunes Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9851
Homepage: www.uece.br/nib
Instagram: latsco.uece
14) Laboratório de Virologia (LABOVIR)
O LABOVIR foi criado em 1997 e tem como temática principal as lentiviroses de pequenos ruminantes no tocante a diagnósticos sorológicos, isolamento em cultivo de células, estudo de drogas antivirais, isolamento de DNA e de proteínas, com este enfoque, é desenvolvido atualmente os projetos: vacina quimérica para CAEV, drogas antivirais para lentivirus, controle estratégico em rebanhos que utilizam programa de controle para CAEV, estudo de gametas caprinos e suas biotécnicas no controle da CAE, clonagem e filogenia de lentivirus de pequenos ruminantes. Conta com parcerias da EMBRAPA CNPC, NUBIS, Banco do Nordeste, UNB, FUNCAP, SECITECE, CAPES, CNPq, Secretaria de Saúde do Ceará, entre outros. Atualmente o Labovir também desenvolve trabalhos com a linha de pesquisa de raiva de calitriquídeos e conservação de amostras de raiva.
Responsável: Dra. Maria Fátima da Silva Teixeira Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9849
15) Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação – UPTBI
A Unidade de Pesquisa e Transferência Biotecnológica e Inovação, refere-se a expansão do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA). A estrutura física do UPTBI compreende uma área total de 373,23 m2, correspondente aos laboratórios de transferência de tecnologia e demais dependências como recepção e secretaria, sala de reuniões, sala de treinamento, alojamentos, banheiros (masculino e feminino).
Responsável: Dra. Ana Paula Ribeiro Rodrigues Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9974
Homepage: www.uece.br/uptbi
16) Laboratório de Histologia/Grupo de Pesquisa em Morfologia Experimental e Comparada (MEC)
O laboratório tem por objetivo estudar as alterações morfológicas em rins de gatos com doença renal crônica e caracterizar a transição epitelial-mensequimal nesta enfermidade. Realiza estudos morfológicos e comparativos em espécies terrestres e aquáticas. Também tem por objetivo estudar as alterações citotóxicas, morfológicas e funcionais causadas pelos envenenamentos por serpentes e plantas da biodiversidade da região, analisando a citotoxicidade causada após experimentos em diferentes órgãos e tecidos.
Responsável: Dra. Janaína Serra Azul Monteiro Evangelista Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9889
Homepage: www.uece.br/histologia
17) Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (LPVC)
O Laboratório de Patologia Clinica Veterinária vem ao longo de sua existência desenvolvendo analises hematológicas, bioquímicas e urinárias nas diferentes espécies animais ( domésticas e silvestres ) tanto com fins diagnósticos quanto em avaliações experimentais. Atualmente, ampliou seus serviços para avaliações microbiológicas, hormonais e marcadores biológicos através de parceria com outras universidades (UNIFOR e UFC) e setor privado (empresa VETTINGS LTDA). Está sendo montado uma laminoteca com achados hematológicos veterinário bem como uma coleção de microorganismos bacterianos e fúngicos de interesse veterinário e ambiental.
Responsável: Dr. Isaac Neto Góes da Silva Foto Laboratório
Fone: (85) 3101-9843