Laboratório de Tecnologia do Sêmen Caprino e Ovino (LTSCO)

O Laboratório de Tecnologia do Sêmen de Caprinos e Ovinos (LTSCO) é um centro de excelência dedicado à geração de tecnologias inovadoras nas áreas de diluição e conservação de sêmen resfriado e congelado, além de especializar-se em inseminação artificial.

Principais Atividades e Contribuições:
Inseminação Artificial Avançada: Implementamos técnicas de inseminação artificial em grande escala, visando melhorar a produtividade e qualidade genética dos rebanhos de caprinos e ovinos. Utilizamos sêmen de animais geneticamente superiores, conservados em água de coco em pó, para promover o incremento ponderal e numérico dos rebanhos.

Banco de Germoplasma: Mantemos um banco de germoplasma para preservação e seleção de animais geneticamente superiores, contribuindo para a conservação da diversidade genética dessas espécies.

Desenvolvimento de Diluentes Espermáticos: Estamos em constante aprimoramento do uso da água de coco em pó como diluente espermático, buscando otimizar sua eficácia e estabilidade. Além disso, exploramos a utilização da água de coco in natura e em pó em processos biotecnológicos, através da padronização e estabilização da água de coco na forma de pó, viabilizando a elaboração de diversos meios de conservação celular.

O LTSCO é um laboratório pioneiro na pesquisa e aplicação de tecnologias avançadas para o melhoramento genético e produtivo de caprinos e ovinos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da pecuária na região.

Equipe

Coordenador

Prof. Dr. José Ferreira Nunes

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1971), mestrado em Produção e Reprodução Ovina pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), doutorado em Fisiologia da Reprodução – Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1982) e pós-doutorado em Fisiologia da Reprodução – Station de Physiologie de la Reproduction (Nouzilly-França). Foi consultor em Difusão Tecnológica do Curso de Veterinária do CESMAC, Chefe do Laboratório de Tecnologia do Sêmen Caprino e Ovino do Núcleo Integrado de Biotecnologia da UECE, Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da UECE, Docente do Programa Profissional de Pós-Graduação em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec/UECE) e Docente do Programa de Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO/UECE). Atualmente é Professor Emérito da UECE. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inseminação Artificial Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: água de coco, caprinos, sêmen, inseminação artificial e ovinos.

CV Lattes

Prof.ª Dr.ª Cristiane Clemente de Mello Salgueiro

Bolsista CNPq Produtividade DT Nível 2 desde 2012. Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2000), doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidad Complutense de Madrid (2003) e pós-doutorado em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Membro do corpo docente permanente e pesquisadora do Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO, ponto focal Universidade Estadual do Ceará. Membro do corpo docente permanente do Programa Profissional de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, ponto focal Universidade Estadual do Ceará. Docente PROFNIT deste 2020. Foi Coordenadora de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da FATENE (2015-2020). Coordenou a Comissão de Ética para Uso Animal da FATENE (2015-2017). Secretária Executiva do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (desde 2014). Sócia e Diretora Técnica da empresa ACP Biotecnologia (desde 2004). Tesoureira e Doutrinadora na Associação Lar Espírita MEIMEI (Casa de Maria Augusta) (desde 2015). Experiência na área de Biotecnologia (desde 2006), atuando principalmente nos seguintes temas: Agropecuária (conservação e multiplicação de germoplasma), Saúde (desenvolvimento de agentes profiláticos e terapêuticos), Industrial (bioprocesso: produção de água de coco em pó), com ênfase na utilização da água de coco em pó em processos biotecnológicos, principalmente na criopreservação celular e em processos de cicatrização.

CV Lattes

DOUTORANDO

Wallisson Bruno de Morais Pacheco

Médico Veterinário pela Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela. Mestre em Ciência Animal pelo PPGCA/UFPI. Doutorando pelo PPGCV/UECE. Com interesse na linha de pesquisa em morfofisiologia, fisiopatologia, biotécnicas da reprodução e fisiopatologia do estresse em pequenos Ruminantes.

CV Lattes

Luis Alberto Linhares Rufino

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1990) e Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília / Faculdade de Agronomia e Veterinária (2007). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Medicina Veterinária, Clínica de Pequenos Ruminantes, Ovinocaprinocultura, Conservação de Recurso Genético Animal , Microscopia Eletrônica, Tricologia.

CV Lattes

MESTRADNO

Pedro Victor de França Vieira

Formado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2023). Experiencia em conservação e preservação de recurso genético animal com ênfase em ovinos localmente adaptados.

CV Lattes

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Aline Vitória Freire

Acadêmica do 5 semestre de medicina veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do grupo de estudos em anestesiologia e cirurgia de pequenos animais (GEAC). Formada como técnico em química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

CV Lattes

Suane Silva Alves dos Santos

Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), estudante de iniciação científica no Laboratório de Tecnologia em Sêmen Caprino e Ovino (LTSCO).

CV Lattes

Adriano da Silva Prado

Estudante regular do curso de Medicina Veterinária em Universidade Estadual do Ceará, com experiências nas áreas de Medicina Veterinária, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Tecnologia em Sêmen Caprino e Ovino (LTSCO) vendas, ensino e trabalho voluntário no Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (GABA).

CV Lattes


Egressos (LTSCO)

Prof. Dr. Leonardo Alves Rodrigues Cabral

Médico Veterinário pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/UECE). Doutor pelo PPGCV/UECE. Com experiência em reprodução de pequenos ruminantes e criopreservação seminal.

CV Lattes

Prof.ª Dr.ª Bruna Farias Brito

Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (2015). Mestre (2017) e Doutora em Ciências Veterinárias pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará. Professora do curso de Medicina Veterinária da UNIFAMETRO-Fortaleza. Co-Fundadora e responsável técnica da empresa ReproCenter Reprodução Animal. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Tecnologia do Sêmen de Caprinos e Ovinos, Laboratório de Reprodução de Carnívoros e do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução de Peixes da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Reprodução Animal, com ênfase em clínica reprodutiva, exames andrológicos e ginecológicos, inseminação artificial, conservação de sêmen, obstetrícia, neonatologia, pediatria, e ultrassonografia.

CV Lattes

Prof. Dr. Marcimar Silva Sousa

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Campus Profª. Cinobelina Elvas em Bom Jesus PI. Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias (área de concentração: Reprodução e Sanidade Animal) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), conceito 6 na CAPES. Atualmente Professor das disciplinas de Anatomia Animal, Semiologia Veterinária, Clinica Medica de Grandes Animais 1 e 2, e, Veterinária, Cirúrgica de Grandes Animais do Curso de Medicina Veterinária no Instituto Metropolitano de Ensino – IME (FAMETRO), Manaus – AM.

CV Lattes