Evento de Dimensão Estadual em Jaguaretama-Ce com participação docentes do PPGCV

11 de maio de 2022 - 15:41

Na útima sexta – feira (06.05) aconteceu em Jaguaretama, no Parque de Vaquejada Elier Rodrigues ( Eudes Rodrigues ), um extraordinário evento denominado DIA DE CAMPO, organizado pela Prefeitura Municipal, Capritama, Cooprivale e a Universidade Estadual do Ceará – UECE, com participação de docentes do PPGCV, com objetivo de difundir a caprinocultura de leito nos âmbitos local, regional e estadual, com foco no melhoramento genético como principal ferramenta a reprodução programada.
O evento contou com ínúmeros produtores de leite de cabra de jaguaretama e de vários municipios, tais como Iguatú, Banabuiú, Júcás, Cedro, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte e outros municípios. bem como diversas representações de entidades civis e governamentais, com destaque para vários sindicatos de produtres rurais, associações ligadas a caprinocultura, a Associação Brasileira de Criadores de Caprino – ABCC ( Profa. Ana Paula – PPGCV ), EMBRAPA ( Prof. Olivardo Facó ), Sistema FAEC – SENAR, Banco do Nordeste, ADAGRI, Instituto iarte, Sebrae, SDA, ( Márcio Peixoto), IFCE Limoeiro, com as participações de duas professoras e 30 ( trinta ) alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Técnicos em Agronomia. pela UECE, Prof. Altemar Muniz e outros.
Por Jaguaretama destaca-se que a organização geral do evento ficou a cargo do diretor de Empreendedorismo – Filadelfo (Filó). Pela Capritama – Coprivale, o Presidente Ubiracir da Silva; Secretário de Governo e Gestão, Jurailson Brito, representando o prefeito Glairto Cunha; o Secretário de Agricultura e Pecuária, Helder Pinheiro; o Sindicato dos Produtores Rurais, Dr. Expedito Diogenes; o STTR de Jgauaretama, Evandira Melo, Ex Secretário Eudivan Silva, o vereador Erivaldo Brito e outros.
A figura central do evento girou em torno da pessoa do veterinário Professor José Ferreira Nunes (PPGCV), pesquisador renomado da EMBRAPA e UECE responsável pelos estudos e materialização do pioneiro do Projeto de Leite de Cabra com Água de Côco – ACPLACTE, com reais pespectivas de ser implantado no municipio de Jaguaretama, o que ensejará investimento de elevado porte financeiro.