Internacionalização

 
Uma das atuais prioridades do PPGCV é a implementação das atividades de internacionalização. Dessa forma, pretende-se utilizar a mesma como ferramenta de aprimoramento da qualidade do programa através das seguintes ações:

a) Incentivo aos discentes para realização de estágio no exterior através de diferentes modalidades de bolsas: PDSE (CAPES) e Ciências sem Fronteiras (CNPq e CAPES);

Neste item, as seguintes instituições internacionais foram as que mais receberam discentes do PPGCV: Institut National de la Recherche Agronomique (França), University of Nottingham (Inglaterra) e Universidad de Buenos Aires (Argentina).

b) Projetos coordenados por docentes do programa e com parceiros internacionais;
c) Parcerias diretamente do programa com instituições estrangeiras;
d) Visitas técnicas de docentes do programa a instituições de ensino/pesquisa no exterior;
e) Realização de pós-doutorado por docentes do programa em instituições estrangeiras;
f) Processos especiais de seleção a distância para facilitar a entrada de discentes estrangeiros sem a necessidade de uma viagem internacional para participar da seleção tradicional

Neste item, o PPGCV possui diversos discentes (mestrandos e doutorandos) estrangeiros que entraram no programa através da seleção não presencial, como os citados abaixo:

– Deysi Juana Dipaz Berrocal (Peru), Diego Alberto Vizcarra (Peru), Gildas Mbemya Tetaping (Camarões), Johanna Leiva Revilla (Peru), Jesús de Los Reyes Cadenas Moreno (Espanha), Nathalie Jiatsa Donfack (Camarões).

– Laryza Evelyn Pahuara Farfan (Peru), mestre em Ciência Animal, bolsista do Programa Nacional de Innovacion Agraria, Del Ministerio de agricultura y Riego Del Peru, realizando experimentos com Criopreservação e Cultivo de Tecido Ovariano de Ovelhas

g) Atuação de pós-doutorandos de outros países:
– Luis Alberto Vieira (Guiné-Bissau): Programa de Pós-Doutorado Júnior (CNPq),
– Maajid Hassan Bhat (Índia): Programa Ciências sem Fronteiras (CNPq),
– Carolina Maside Mielgo (Espanha): Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES).

h) Incentivo para que, dentro das reuniões nos laboratórios, os participantes (alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos) realizem as apresentações de seminários em inglês.
i) Convite a professores/pesquisadores estrangeiros para realização de missões científicas e palestras no programa.

Abaixo seguem algumas das mais recentes visitas ligadas a esse item.

– Dr. Pierre Comizolli (Smithsonian Conservation Biology Institute, Washigton, EUA) visitou o Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR), Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB), Laboratório de Reprodução de Carnívoros (LRC), Laboratório de Tecnologia do Sêmen Caprino e Ovino (LTSCO) e Laboratório de Biotecnologia de Reprodução de Peixes (LBRP).

– Dr. Daniel Salamone (Universidad de Buenos Aires, Argentina) visitou o Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) no intuito de realizar experimentos e apresentar palestras sobre transgênese e clonagem animal.

– Dr. Eduardo Gastal (Southern Illinois University, EUA) esteve no Laboratório de Manipulação de Oócitos Inclusos em Folículos Pré-antrais (LAMOFOPA) para realização de experimentos e apresentação de palestras).

– Dr. Jacques Cabaret (Institut National de la Recherche Agronomique, França) esteve em visita técnica ao Laboratório de Doenças Parasitárias (LABODOPA) onde ministrou palestras e teve reuniões com prováveis discentes para doutorado sanduíche.