AULA PRÁTICA EM CAPRINOS FORTALECE FORMAÇÃO DE ALUNOS DA UNICHRISTUS

27 de abril de 2026 - 08:42

Os alunos do Centro Universitário Christus (Unichristus), vinculados à disciplina de Clínica Reprodutiva Animal, participaram de um aula prática de avaliação andrológica em caprinos, realizada no Laboratório de Tecnologia do Sêmen Caprino e Ovino (LTSCO), vinculado ao Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Leda Maria Costa Pereira Bersano.

 

A atividade teve como objetivo promover a integração entre os conteúdos teóricos e a prática laboratorial, proporcionando aos discentes a vivência de técnicas aplicadas à avaliação reprodutiva de caprinos, contribuindo, assim, para o fortalecimento da formação acadêmica na área de reprodução animal.

 

No decorrer da aula, foram realizadas atividades de coleta de sêmen, seguidas do exame biológico de sêmen fresco caprino, utilizando a técnica de coloração eosina-negrosina, com vistas à avaliação da viabilidade e da integridade estrutural dos espermatozoides.