Internacionalização
Ao longo dos últimos anos, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) estabeleceu vínculos com instituições de países em todos os continentes e esse alcance é fruto do esforço de nossos professores e estudantes no estreitamento das relações com o mundo. A UECE, dessa forma, vem passando por um rápido processo de internacionalização nos últimos anos. Isso se evidencia pelo aumento de suas parcerias internacionais.
O plano de internacionalização da UECE possui 3 grandes objetivos, a saber:
> Proporcionar um maior espaço para a vivência da interculturalidade no qual o respeito mútuo às diferenças permita a construção de uma cultura de paz entre os diversos membros da comunidade acadêmica internacional. A troca entre pessoas de diferentes culturas e países possibilita uma formação humanista voltada para uma consciência planetária em que se compreende que todos habitamos a mesma casa;
> Ampliar o espírito de cooperação científica entre pesquisadores da UECE e estrangeiros possibilitando o aumento do impacto e da visibilidade internacional das pesquisas realizadas;
> Estimular parcerias produtoras de inovação tecnológica e social para desenvolvimento do Estado do Ceará dentro do espírito de troca de conhecimento entre as diferentes nações e a diminuição das desigualdades regionais.
Pretende-se com isso a criação de um espaço multicultural e multilinguístico de trocas entre diferentes nações que aprimore a formação de nossos alunos na direção do respeito mútuo entre os povos, da cultura de paz e da superação das desigualdades regionais. Nos últimos quatro anos, em consonância com o plano de internacionalização da universidade, destacamos os seguintes intercâmbios internacionais realizados e projetos em andamento:
>> Escola de Altos Estudos em Letramentos acadêmicos, internet e mundialização, realizada entre os dias 20 e 31 de março de 2017: O PosLA participou da cooperação entre quinze programas de pós-graduação, vinculados a treze (13) Instituições de Ensino Superior brasileiras. Tais instituições nacionais uniram-se a duas (02) instituições estrangeiras convidadas, a Universitat Pompeu Fabra (Espanha) e a Université de Lorraine (França). A professora Nukácia Meyre Araújo foi a docente responsável pela realização da parceria no PosLA/UECE.
>> Convênio entre Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE), Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE:FAFIDAM-FECLESC) e Universidade de East Anglia, no Reino Unido: Em 2017, a professora Claudiana Alencar realizou viagem ao Reino Unido para executar plano de trabalho estabelecido por ocasião do convênio, ministrar aulas sobre Paulo Freire e a Pedagogia Crítica, elaborar livro sobre política educacional, docência e movimentos sociais no contexto neoliberal e iniciar conversações com a Universidade da Cidade de Birmingham-BCU, a fim de preparar renovação de Convênio no ano de 2018.
>> Convênio entre Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE), Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE:FAFIDAM-FECLESC) e Universidade da Cidade de Birmingham, na Inglaterra: Desse convênio, devemos destacar as seguintes atividades: (i) reunião com a Profa. Dra. Joyce Canaan para avaliação das atividades da pesquisa iniciada durante a Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), no PosLA/UECE, de setembro de 2016 a agosto de 2017; (ii) reunião com o orientando de Mestrado da Profa. Amanda French (BCU) e com a Profa. Joyce Canaan (BCU), a fim de trabalharmos aspectos de sua pesquisa sobre o Ensino Superior inglês, que têm proximidade com o projeto de pesquisa colaborativo entre BCU e PosLA; (iii) apresentação do livro “Política educacional, docência e movimentos sociais no contexto neoliberal”, organizado pela profa. Sandra Gadelha (MAIE), com participação da Profa. Claudiana Nogueira de Alencar (PosLA);
>> Em abril de 2018, a UECE foi uma das quatro universidades brasileiras selecionadas em chamada do British Council, com projeto intitulado “Capacity building and internationalisation: building sustainable partnership between UEA and UECE” (“Capacitação e internacionalização: construindo uma parceria sustentável entre a UEA e a UECE”). O projeto foi coordenado pela professora Claudiana Nogueira de Alencar, com parceria estabelecida entre PosLA/UECE e MAIE (Fafidam/Feclesc-UECE), na chamada de “Capacitação e internacionalização para Instituições de Ensino Superior”, realizada pelo British Council, em parceria com a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Destacamos as seguintes atividades de implantação do projeto em 2018: visita de Cooperação Científica dos professores da Universidade de East Anglia, do Reino Unido, Alfonso Avila-Merino e Spyros Themelis, no período de 03 a 11 de novembro de 2018. A visita dos professores da Univeridade de Anglia-UK foi parte das atividades previstas no projeto. Atividades desenvolvidas na visita: (i) reunião com equipe do PosLA e do Maie para avaliação e sistematização dos resultados referentes à visita das professoras do PosLa, Claudiana Nogueira de Alencar e Nukácia Araújo, e a Profa. Sandra Gadelha do MAIE à Universidade de East Anglia-UK em junho de 2018; (ii) apresentação da Proposta da UECE pela profa. Nukácia Araujo para a construção de uma proposta conjunta UECE e UEA para concorrer ao Edital Erasmus Plus; (iii) apresentação da Proposta da Universidade de East Anglia pelo prof. Alfonso Avila-Merino. para a construção de uma proposta conjunta UECE e UEA para concorrer ao Edital Erasmus Plus. Destacamos como resultados o fato de que a UECE e a University of East Anglia (UEA) realizaram seminários conjuntos, no Brasil e na Inglaterra, durante os anos 2016 e 2017, promovidos pelo PosLA e MAIE. Dando prosseguimento a este trabalho, promovemos de forma profícua a vinda dos professores Alfonso Avila-Merino e Spyros Themelis, em 2018, para aprofundarmos a discussão sobre a internacionalização curricular na construção de uma perspectiva de internacionalização na Linguística Aplicada e na Educação que contemplasse atividades de intervenção social para uma cidadania global, o que requer a sistematização de experiências e a formalização de um instrumental para tal. Nessa visita dos professores Alfonso Avila-Merino e Spyros Themelis à UECE, avançamos mais um passo nessa direção, na medida em que construímos como resultado concreto de nossa cooperação uma proposta para concorrermos em conjunto ao Edital de Internacionalização Erasmus Plus 2019;
>> Missão Brasil-Reino Unido para internacionalização do ensino superior: em dezembro de 2018, a professora Claudiana Alencar viajou em missão para atividades referentes ao intercâmbio. A missão aconteceu entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2018 e contou com uma série de seminários e workshops para estimular o contato de um grupo qualificado de universidades e instituições de ensino superior, tanto brasileiras quanto britânicas, para discutir temáticas caras à internacionalização do ensino superior. Além dos dias de seminários e workshops, a equipe do British Council nos apoiou com uma agenda complementar (realizada de 08 a 11 de dezembro de 2018) para o contato de universidades parceiras. No nosso caso, mantivemos contato com a Universidade de Oxford e a Universidade de Londres, na Inglaterra, e a Universidade de St Andrews e a Universidade de Glasgow, na Escócia. Ressaltamos que esta iniciativa, realizada pelo Conselho Britânico com o apoio da Embaixada Britânica, visou dar continuidade às atividades desenvolvidas por ambas as instituições no que diz respeito à realização de parcerias estratégicas e duradouras entre instituições de ensino superior brasileiras e britânicas. Destacamos como resultados: a missão de internacionalização UK-BR, liderada pelo British Council, em parceria com a Embaixada Britânica, pode aprofundar as discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho Brasil – Reino Unido para Ensino Superior, do qual a UECE faz parte. As discussões, durante a missão, incluíram reflexões sobre o fortalecimento da qualidade do ensino superior através de parcerias internacionais, redes de pesquisa, bem como desafios do processo de internacionalização. As instituições presentes puderam trocar experiências e discutir iniciativas que já estão desenvolvendo, inclusive aquelas no contexto do CAPES – PrInt. A heterogeneidade das universidades brasileiras foi um dos pontos mencionados como desafio para a implementação de um projeto nos moldes do PrInt. Diferentes estágios de internacionalização e a experiência vivenciada pelas instituições de ensino superior devem ser levadas em consideração em futuras oportunidades. Um tópico importante na agenda da missão Brasil-UK foi a relevância do inglês nos processos de internacionalização. Neste contexto de parcerias, também foi enfatizado a importância de se considerar o fortalecimento de redes de pesquisa, criando ambientes institucionais em que o relacionamento entre pesquisadores possa ser desenvolvido. Nessa direção, apresentamos nossa pesquisa participante no Programa Viva a Palavra, desenvolvida no PosLA, para a diretora do Brazilian Studies Programme da Universidade de Oxford, que se interessou em realizarmos uma pesquisa conjunta em 2019, com a possibilidade de iniciarmos um acordo de cooperação científica entre a UECE e a Universidade de Oxford;
>> Professora do PosLA como professora visitante no exterior: Em 2019-2020, a professora Claudiana Nogueira de Alencar, docente permanente do PosLA, foi convidada pelo Latin American Centre da Universidade de Oxford, no Reino Unido e atuou como professora Visitante Sênior no período de janeiro a dezembro de 2020. A docente foi aprovada no Edital n° 01/2019 da CAPES, expedido no âmbito do Programa de Professor Visitante no Exterior, que visa à ampliação do acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência, bem como proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira. A profa. Claudiana Nogueira exerce papel social relevante por meio de pesquisas sobre estudos críticos da linguagem. A estada da referida docente em Oxford, instituição acadêmica mais tradicional entre os países de língua inglesa e que está entre as dez melhores universidades do mundo, segundo os mais importantes rankings internacionais, representa um dos maiores índices do projeto de internacionalização do PosLA. Esta parceria foi realizada ao longo dos anos de 2019 e 2020, tendo retornado a professora ao PosLA em 31 de dezembro de 2020;
>> Participação do PosLA no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2020): o PosLA concorreu e enviou dois doutorandos para realizar seus estágios, a saber: (i) Karlucy Farias de Sousa, aprovada para estância na Universidade de Bedfordshire, na Inglaterra, sob a supervisão do Prof. Dr. Andy Goodwyn, para desenvolvimento da pesquisa Usar ou não usar Recursos Educacionais Digitais (RED), eis a questão: avaliação de RED para o ensino de Inglês para Fins Específicos nos Institutos Federais; (ii) Wescley Batista Lopes, aprovado para realizar estância na Universidade Aix-Marseille (Aix-Marseille Université), na França, sob a supervisão do Prof. Dr. Marion Tellier, para o desenvolvimento da pesquisa O gesto pedagógico: para que e para quem? Análise verbo-gestual da atividade de professores estagiários de francês;
>> Participação do PosLA no Programa de bolsas de mobilidade acadêmica ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program), do Governo do Canadá: através do Programa Futuros Líderes nas Américas (Edição 2020), o PosLA enviou a doutoranda Luciana Peixoto Bessa para desenvolvimento de estância na Universidade de Sherbrooke, no Canadá, sob a supervisão do Prof. Dr. Frédéric Saussez, para desenvolvimento da Análise da atividade docente dos professores de Francês Língua Estrangeira (FLE) e os gestos didáticos: implicações na consolidação da profissão docente.
PROJETOS DE COOPERAÇÃO ATIVOS
Atualmente, os projetos de cooperação ativos do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará se concentram no macroprojeto de internacionalização, cujo título é “Linguagem e práticas sociais na perspectiva da Linguística Aplicada: resistência”. A proposta envolve parcerias com sete instituições de ensino superior estrangeiras: Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde), Universidade de Sherbrook (Canadá), Universidade de Sorbonne – Paris IV (França), Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), Universidade de East Anglia (Reino Unido) e Universidade de Birmingham (Reino Unido).
A seguir, serão apresentados detalhes específicos de cada parceria/cooperação/projeto.
• Projeto: Experiência de Formação e Ensino de Professores de Língua Portuguesa: Cabo Verde e Brasil.
• Pesquisadoras: Nukácia Meyre Silva Araújo (PosLA-UECE) e Débora Liberato Arruda (PosLA-UECE).
• Instituição parceira: Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
• Órgão de financiamento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP (edital 08/2023).
• Período: 01/2024- 12/2026 (36 meses).
• Atividades realizadas no período de 31 de outubro a 14 de novembro de 2024:
– Visitas técnicas à Universidade de Cabo Verde, às escolas do primeiro e do último ciclo, ao Ministério e à Delegacia de Educação;
– Realização de seminários, oficinas e palestras pelas professoras da UECE nas escolas, nas delegacias de educação e na Uni-CV;
– Participação das pesquisadoras na X Jornada de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino.
– Oficina “Texto e ensino: da universidade à escola”, ministrada pelas duas professoras pesquisadoras.
– Conferências ministradas: “Ensino da língua portuguesa no brasil: os eixos da leitura e escrita” e “Ensino da língua portuguesa na base nacional comum curricular: prática de análise linguística/semiótica”.
• Ações futuras: estágios pós-doutorais, publicação de artigos e materiais didáticos, resultando na divulgação de novas metodologias e abordagens referentes ao escopo da pesquisa.
• Local: Praia, na Ilha de Santiago (Cabo Verde).
• Colaboração com a Universidade de Sherbrooke.
• Pesquisadora: Rozania Maria Alves de Moraes (PosLA-UECE).
• Instituição parceira: Universidade de Sherbrooke.
.• Período: 2021 – atualmente.
• Atividades realizadas:
– Participação da professora Rozania Moraes, sua orientanda de doutorado, Luciana Peixoto Bessa, e o professor Frédéric Saussez com a apresentação de comunicação oral no 8º Colloque International en Éducation, evento remoto organizado pelo CRIFPE (Centre de Recherche Universitaire sur la Formation et la Profession Enseignante), em Montreal.
– Realização do estágio de doutorado sanduíche de Luciana Bessa na Faculdade de Educação da Universidade de Sherbrooke, entre 1º de fevereiro e 3 de julho de 2021, sob a supervisão do professor Frédéric Saussez. A doutoranda foi contemplada com uma bolsa do governo canadense por meio do Programme des Futurs Leaders des Amériques (PFLA).
– Em 2019, o professor Frédéric Saussez participou como moderador de um simpósio coordenado pela professora Rozania Moraes no IV Colóquio Internacional da Clínica da Atividade, realizado na Universidade de São Francisco, em Bragança Paulista (SP).
– Participação da professora Rozania Moraes e de duas de suas orientandas no grupo de pesquisa Vygotski/Analyse de l’Activité, liderado pelo professor Frédéric Saussez.
– Visita acadêmica do professor Frédéric Saussez ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PosLA) em 2022, como parte de um projeto itinerante, que também contemplou visitas às universidades UECE, USP e Universidade de São Francisco (SP).
– Realização do seminário intitulado “Comprendre et intervenir sur les processus de développement de la puissance d’agir en Analyse du travail avec Vygotski” (Compreender e intervir nos processos de desenvolvimento da potência de agir em análise do trabalho com Vigotski), nos dias 8, 9 e 10 de março de 2022, no PosLA, pelo professor Frédéric Saussez.
– Visita do professor Frédéric Saussez ao Escritório de Cooperação Internacional da UECE, com a participação remota de uma representante da Universidade de Sherbrooke. Na ocasião, foi realizada uma comunicação sobre mobilidade acadêmica e acesso a bolsas do governo canadense (Programa PFLA) para alunos e professores/pesquisadores da UECE.
– Orientação acadêmica do professor Frédéric Saussez à doutoranda Luciana Bessa e encontro com membros do grupo de pesquisa LIFT (Linguagem, Formação e Trabalho), liderado pela professora Rozania Moraes.
• Ações futuras:
– Com o apoio do projeto Internacionalização Funcap, o PosLA prevê para 2025 a vinda do professor Pierre-Alain Filippi, da Universidade de Sherbrooke, para apresentação de seminários, encontros com estudantes e reuniões com a professora Rozania Moraes, com o objetivo de definir pesquisas e publicações em conjunto.
– Paralelamente, o professor Frédéric Saussez também deverá retornar ao PosLA em 2025 para dar continuidade às atividades colaborativas já existentes entre a UECE e a Universidade de Sherbrooke. Sua vinda será subsidiada pela UECE e pelo convênio UECE-SME (Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Fortaleza).
• Locais: Brasil e Canadá.
• Colaboração com Aix-Marseille Université.
• Área: Formação de professores e trabalho docente.
• Pesquisadora: Rozania Maria Alves de Moraes (PosLA-UECE).
• Instituição parceira: Aix-Marseille Université (AMU).
.• Período: 2021 – atualmente.
• Atividades realizadas:
– Realização de eventos (presenciais e remotos), promovidos por meio de projetos colaborativos ou publicações conjuntas.
– Palestra intitulada “De l’analyse de l’activité enseignante à la relation recherche x formation dans le cadre d’un projet collaboratif au Brésil”, apresentada em colóquio híbrido na Aix-Marseille Université, em outubro de 2020.
– Publicação na obra coletiva Le travail des professionnels de l’éducation: de l’analyse aux perspectives (trans)formatives. Quelles méthodes de recherche?, lançada em 2023 pela editora Presses Universitaires de Provence.
– Estágio doutoral de Wescley Batista Lopes, doutorando orientado pela professora Rozania Moraes, realizado sob a supervisão da Profa. Dra. Marion Tellier, com apoio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES).
– Estadia de um mês da professora Rozania Moraes no Laboratório ADEF da Aix-Marseille Université, em outubro de 2022, por meio do Programa Professor-Pesquisador Convidado.
– Apresentação da comunicação intitulada “Les rôles dialogique, interventif et formatif de l’auto confrontation dans la formation de professeurs de langues”, nas reuniões da Escola Doutoral, com foco nas pesquisas em curso do Laboratório ADEF.
– Desenvolvimento do projeto de pesquisa “Análise da atividade de professores de línguas estrangeiras no ensino de leitura como recurso para uma formação continuada” (2018-2022), em colaboração com as professoras Rozania Moraes e Cleudene Aragão (UECE), os professores Daniel Faïta e Laurence Espinassy (AMU), juntamente com os pesquisadores da UFPA (Aline Farias) e UFC (Elisandra Magalhães).
– Participação em eventos acadêmicos, incluindo uma comunicação sobre ensino de línguas e plurilinguismo na Universidade de Bordeaux e uma palestra sobre língua de acolhimento na Universidade Sorbonne-Nouvelle, em Paris.
– Colaboração POSLA – PPCCLIS – AMU – UdS: desenvolvimento do projeto de pesquisa “Como fazer da escola território de uma cultura comum: a pesquisa participativa de uma escola de ensino médio em tempo integral de Fortaleza”, coordenado pela professora Luciana Martins Quixadá, do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos.
• Ações futuras:
– Publicação de artigos e pesquisas, incluindo um artigo na revista Linguagem em Foco e uma coletânea a ser lançada ao longo de 2025 pela Presses Universitaires de Provence (PUP).
– Submissão de novo projeto ao Programa Pesquisador-Convidado da AMU, com aprovação para o período 2024-2025. Uma missão científica está prevista para 2025, com subsídio do governo francês, com o objetivo de fortalecer colaborações acadêmicas e ampliar oportunidades de pesquisa.
– Colaboração POSLA – PPCCLIS-UECE – AMU – UdS: em março de 2025, toda a equipe deverá se reunir em Fortaleza para visitas à escola, reuniões de trabalho e para a realização do evento intitulado “I Seminário Internacional Processos Psicossociais em Saúde e Educação”, previsto para ocorrer entre os dias 2 e 4 de abril de 2025.
• Locais: Brasil e França.
• Cooperação Técnica 34/2023 (Diário Oficial do Estado) entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal.
• Pesquisadoras: Sílvia Malena Modesto Monteiro (PosLA-UECE) e Vera Lúcia Santiago Araújo (PosLA-UECE).
• Temática de atuação: Parâmetros da Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) no Brasil e em Portugal.
• Instituição parceira: Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal.
• Período: 07/2023 – 12/2028 (5 anos).
• Atividades realizadas:
– Estágio pós-doutoral da professora Silvia Malena Modesto Monteiro (UECE) no Instituto Politécnico de Bragança – IPB);
– Pesquisa “Parâmetros da Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) no Brasil e em Portugal: um estudo comparativo”, resultado do estágio pós-doutoral da professora Silvia Malena Modesto Monteiro (UECE).
• Ações futuras:
– Elaboração (em andamento) do Curso de Pós-Graduação Internacional (especialização): Mediação Linguística e Acessibilidade (Linguistic Mediation and Accessibility), pelas professoras Silvia Malena Modesto Monteiro (UECE), Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE), Cláudia Susana Nunes Martins (IPB). O curso tem o objetivo principal de abordar questões de acessibilidade, principalmente relacionadas a Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE), Audiodescrição (AD) e Tradução e Interpretação Audiovisual da Língua de Sinais (TIALS).
• Local: Bragança (Portugal).
• Parcerias Acadêmicas com Universidades de Birmingham (UoB), East Anglia (UEA), Exeter (Reino Unido), Université Paris VIII, Université Lumière Lyon-II (França) e Universidade de Salamanca (USAL) (Espanha).
• Pesquisadores(as): José Ernandi Mendes (MAIE-UECE), Claudiana Nogueira de Alencar (PosLA-UECE) e Sandra Maria Gadelha de Carvalho (MAIE-UECE).
• Órgão de financiamento: Edital 08/2023 – Funcap.
• Período de realização das atividades: de 20 de setembro a 9 de outubro de 2024.
• Atividades realizadas:
– Apresentação de trabalhos acadêmicos nas universidades de Birmingham (UoB), East Anglia (UEA) e Exeter.
– Seminário na Universidade de Salford, em Manchester.
– Apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos.
– Realização de oficinas e participação em reuniões para planejamento de atividades de convênios.
– Atividades na França com o grupo “Leitoras de Paulo Freire” na Université Paris VIII e com a Université Lumière Lyon-II, em colaboração com o professor Daniel Thin, do curso de Sociologia.
– Participação de reuniões e realização do Seminário “Educação Popular, Universidade e Gramáticas de Resistência” na Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha.
• Ações em andamento:
– Consolidação do convênio entre a Funcap e a Universidade de Salamanca (USAL), estabelecido em setembro.
– Continuação das parcerias e ampliação de oportunidades para docentes e discentes, com vistas ao fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN) e do futuro Doutorado.
• Locais: Brasil, Reino Unido, França e Espanha.
• Projeto: Gramáticas de resistência e pedagogia da esperança.
• Pesquisadora: Claudiana de Nogueira Alencar (PosLA/MAIE-UECE);
• Órgão de financiamento: UK Academies, CNPq, CONFAP, FUNCAP
• Período: formalização do convênio em 18 de agosto de 2023, com atividades em andamento e perspectivas de continuidade.
• Atividades realizadas:
– Assinatura do termo de cooperação internacional entre Uece, University of East Anglia (UEA – Inglaterra) e Kwame Nkrumah University of Sciences and Technology (KNUST – Gana).
– Promoção de intercâmbios acadêmicos entre professores e estudantes.
– Desenvolvimento de pesquisas colaborativas e encontros acadêmicos.
– Participação ativa do Escritório de Cooperação Internacional da Uece (ECINT) na mediação das tratativas.
• Ações em andamento:
– Expansão da cooperação acadêmica com foco em inclusão, igualdade e justiça social, fundamentada em uma perspectiva de educação decolonial e crítica.
– Planejamento para implantação de doutorado no Vale do Jaguaribe, através das unidades FAFIDAM e FECLESC da Uece.
– Ampliação da internacionalização e da interiorização da pós-graduação da Uece.
• Locais: Brasil (Uece – Ceará), Reino Unido (University of East Anglia), Gana (Kwame Nkrumah University of Sciences and Technology).
• Projeto: O Movimento Negro Educador: Discursos, Práticas e Saberes em Circulação na América Latina.
• Pesquisadores(as): Anny Loango Occoró (Argentina), Ana Karina Moreira Godoy (Uruguai), Ana Lúcia Silva Souza (Bahia), Branca Fabrício (Rio de Janeiro), Claudiana Alencar (Ceará, PosLA-UECE), Glenda Melo (Rio de Janeiro), Jonas Henrique de Oliveira (Piauí), Kátia Evangelista Regis (Maranhão), Karina Boggio (Uruguai), Lina Rosa Berrio Palomo (México), Maria Laura Pardo (Argentina), Maria Amália Oliveira (Rio de Janeiro), Martha Cecilia Urrutia (Colômbia), Natalino Neves Silva (Minas Gerais), Nilma Lino Gomes (Minas Gerais), Paulo Melgaço (Rio de Janeiro), Rodrigo Rosistolato (Rio de Janeiro), Samuel Oliveira (Rio de Janeiro), Zélia Amador de Deus (Pará) e Yeison Copete (Colômbia).
• Instituição envolvidas: UFRJ, UFMA, UFBA, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME/DUQUE DE CAXIAS – RJ), Universidad Surcolombiana (USCO), UECE, Universidad de la República Uruguay (UDELAR), UFPA, UFPI, Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), Universidad de Buenos Aires (UBA), Faculdad Latinoamericano de Ciências Sociais (FLACSO – Argentina), UFMG, Consejo Nacional de Humanidades, Ciências e Tecnologia (CIESAS Pacifico Sur – México), CEFET-RJ e UNIRIO.
• Órgão de financiamento: Conselho Nacional de Pesquisa/CNPq.
• Período: 12/2023- 11/2026 (36 meses).
• Atividades realizadas:
– Participação no V Colóquio Raça e Interseccionalidades e I CINALC;
– Organização de estadia de estudantes para as universidades parceiras;
– Participação no 13 COPENE;
– Encontros mensais on-line.
• Ações em andamento:
Aprofundamento dos laços acadêmicos e científicos entre pesquisadoras/es do Brasil e América Latina, incluindo Programas de Pós-Graduação e Universidades de excelência e Programas de Pós-Graduação e Universidades emergentes.
– Organização de livro com as contribuições elaboradas pela rede de pesquisadoras/es brasileiras/os e latina/o-americanas/os dedicadas ao estudo das relações raciais.
– Divulgação dos resultados de pesquisa em conteúdo digital nos sites e mídias sociais dos grupos de pesquisa envolvidos no projeto.
– Organização de mini-eventos latinoamericanos para congregar as/os pesquisadoras/es e apresentar os resultados da pesquisa.
– Formação em nível de extensão para a comunidade em geral.
– Produção de materiais didáticos de divulgação científica com foco na educação antirracista.
• Local: América Latina.