Ações do mês de janeiro 2025
Entrega do Kit de Alfabetização aos BIDs
Entrega do Kit de Alfabetização a professora Daniele Holanda
Escola Francisca Pereira das Virgens
Escola José Jean Silva
Supervisora Elizabete Silva
Escola Rosa Baquit
Supervisora Adrícia Soares
Ações junho 2025
Momento de Leitura: A vaca que botou um ovo. Escola Francisca Pereira das Virgens
Aconchego Literário da Escola José Jean Silva
Avaliação diagnóstica na abordagem psicogenética de Emília Ferreiro. Escola Rosa Baquit.
Participação na I Jornada da Docência IFCE
Palestra: O Ser/Fazer docente no Sertão.
Contação de História pelas Bolsista – O monstro das Cores. Escola José Jean Silva
Ações julho 2025
No mês de julho aconteceu na Feclesc a Formação para os alunos do curso de Pedagogia e que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da qual foi ministrada pelas Supervisoras do Programa com objetivo de contribuir com a formação teórica e prática trabalhando com a realidade das escolas públicas, fortalecendo assim um vínculo entre escola e universidade e promovendo a aproximação dos Pibidianos ao cotidiano da escola desde o início do curso. Nesse sentido, proporcionou a eles uma vivência mais concreta dos desafios, descobertas e conquistas da docência. Foram cinco dias de formação onde foi proposto temas pertinentes que contribuirá para sua vida acadêmica e docente. Os temas abordados aproximou-os da realidade escolar, favorecendo assim uma visão docente mais crítica, comprometida e reflexiva que a educação pode trazer na transformação do ser humano. Percebemos que essa ação foi de total relevância para os Pibidianos como também para nós supervisoras que podemos estar nessa conexão e ações conjuntas entre escola e universidade. Pois favoreceu uma visão dos desafios reais da sala de aula enquanto ainda estão em processo de formação e favoreceu também para o desenvolvimento profissional por meio das trocas de experiências que por sinal foi muito importante nesses dias de formação.
Os temas abordados na Formação refletiram também nos dilemas e desafios da profissão docente, favorecendo uma postura mais ética, comprometida e uma construção e preparação para atuar com mais responsabilidade, empatia, resiliência e comprometimento, pois foram temas que os instigaram a refletirem mais e terem uma compreensão mais ampla e realista dos desafios da profissão, que vai além dos conteúdos teóricos discutido na universidade.
Os temas abordados nas Formações foram:
1º dia: Explanação de uma maneira geral sobre Alfabetização e seus métodos.
2º dia: Literatura: importância de trabalhar em sala de aula.
3º dia: Psicogênese da língua escrita e explicação de cada fase da escrita e análise de diagnósticos.
4º dia: Resumo geral sobre importância do Planejamento e elaborar planos de aula na prática.
O feedback dos alunos foi bastante positivo e adesão deles nas formações foram bem assíduas, mostrando realmente interesse em participar, dialogar e debater temas que serão importantes em sua jornada docente.
As formações foram pensadas de acordo com atividades pedagógicas articuladas com as Políticas Nacionais de Educação Básica, do qual visa garantir um ensino de qualidade e equidade para todos os alunos. Os temas foi pensando nessa perspectiva de atividade pedagógica do qual se alinham as essas políticas citadas abaixo.
· Planejamento Curricular de acordo com a BNCC – atividades propostas alinhada às competências e habilidades de acordo com a BNCC;
· Avaliação diagnóstica – Aplicação de avaliação diagnóstica para aferir as dificuldades e conquistas dos alunos e redirecionar e pontecializar suas necessidades através de práticas pedagógicas mais eficazes;
· Alfabetização e Letramento – Estimular o interesse dos alunos pela leitura e escrita através de prática pedagógicas lúdicas e contextualizadas. Promovendo a alfabetização e Letramento na idade certa.
· Literatura – Possibilitar o gosto pela leitura, desenvolvendo a imaginação por meio de contato de diferentes tipos de gênero literário, com objetivo de formar cidadãos mais críticos e reflexivo.
As professoras supervisoras produziram slides de acordo com cada tema da formação. Nas quatros formações aconteceu, leitura, oralidade e reflexão a cerca dos conteúds abordados nos slides. Tornando esse momento rico em partilha de conhecimentos e vivência da prática.
IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA SALA DE AULA
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EM SALA DE AULA
NÍVEIS PSICOGENÉTICOS DA ESCRITA
No início de cada formação foi realizada uma dinâmica de acolhida. Buscando discutir e avaliar de forma prática a vivência docente.
Na 1° formação foi feita a dinâmica verdade e mentira. Cada participante pensou em quatro informações sobre si mesmo. (3 verdadeiras e 1 que seja falsa). Um por um os participantes vão se apresentar dizendo o nome e falando 4 afirmações. Os colegas devem tentar adivinhar qual das afirmações é a mentira.
Na 2° formação foi feita a dinâmica a ilha do tubarão. Deixar o ambiente livre de cadeiras, para que os participantes possam andar pela sala. Fazer a seguinte explicação: vamos imaginar que essa sal representa o mar. Serão colocados papel madeira abertos que representam ilhas. Todas as vezes que a palavra TUBARÃO for mencionada vocês deverão correr para a ilha. Quem ficar fora da ilha o tubarão vai pegar. Ao fundo será colocada uma música, abaixe o som todas as vezes que a palavra TUBARÃO for pronunciada.
Na terceira formação foi realizada a dinâmica estoure o balão. A dinâmica consiste em entregar a cada participante um balão e um palito de dente, e ao sinal, todos tentam estourar os balões dos outros enquanto protegem o seu.
Na quarta formação foi feita a dinâmica da caneta na garrafa. Colocar a garrafa pet entre os jogadores, entregar um pedaço de barbante a cada um. Amarrar o barbante na ponta da caneta, de forma que fique sobrando 30 cm de barbante de cada lado. – cada participante segura uma ponta, estica o barbante e, juntos, tentam colocar a caneta dentro da garrafa.