Vice-reitor da Uece recebe pesquisadores de Climatologia do Inpe e da Unicamp

23 de fevereiro de 2024 - 17:03

O vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Dárcio Ítalo Teixeira, recebeu, na tarde desta sexta-feira (23), em seu gabinete, a visita dos pesquisadores, da área de Climatologia, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luciana Gatti; e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Marques; acompanhados pelo professor do Mestrado Profissional em Climatologia da Uece, Alexandre Costa. Esteve também presente o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz.

Os pesquisadores estão em Fortaleza-CE para participação, neste sábado (24), em mesa redonda que integra a aula inaugural da turma 2024.1 do Mestrado da Uece, com o tema “Ciência para Adiar o Fim do Mundo”.

No encontro, o vice-reitor manifestou sua satisfação em recebê-los na Uece. “Ficamos muito felizes em tê-los aqui para discutir um tema tão relevante. O respeito ao clima e a responsabilidade no uso dos nossos recursos naturais são fundamentais para a qualidade de vida da população, agora e no futuro”, destacou o professor Dárcio. O gestor foi, ainda, presenteado com dois livros sobre questão climática e ambiental, que serão posteriormente disponibilizados para a comunidade da Uece, por meio da Biblioteca institucional.

Para a pesquisadora visitante, é uma alegria ter a oportunidade de compartilhar seu conhecimento com a comunidade da Uece. “Não adianta nada fazer Ciência se a gente não compartilhar o que a gente aprende. Então, para mim, sempre é uma alegria poder compartilhar com as pessoas, especialmente porque se trata de um assunto tão grave e tão importante para todo o mundo. É importante dialogar sobre o papel que a Amazônia tem na nossa vida, entender o que é que a gente está fazendo de errado, o que o clima está mudando e outros pontos. Precisamos socializar o conhecimento!, ressaltou Luciana.

Luiz compartilha dessa alegria. “Estou muito contente de poder fazer essa apresentação sobre a questão da transição energética dos combustíveis fósseis para renováveis de baixo carbono. Espero que seja informativo para as pessoas que participarão”.

De acordo com o professor Alexandre Costa, a presença dos pesquisadores na Uece é de grande valor. “Acredito que a vinda dos colegas Luiz e Luciana vem para fortalecer uma perspectiva muito interessante dentro da Uece, que é a sua perspectiva ecológica ambiental. A Uece já é uma universidade de referência no que diz respeito a políticas de inclusão, ao enfrentamento das desigualdades, ao entendimento de que ela precisa ser uma universidade voltada para o atendimento das necessidades sociais. Mas cada vez mais a gente não pode desvincular a questão social da questão ambiental. Justiça social é hoje necessariamente também justiça ambiental, justiça climática. Então, esse evento contará com esses dois pesquisadores, que são fortes referências no terreno nacional e até internacional no que diz respeito à questão climática e ambiental”.

O evento pode ser apenas o primeiro a partir da parceria que nasce entre os pesquisadores da Uece, Inpe e Unicamp. “Temos a expectativa muito forte de que isso marque o início de uma cooperação mais ampla”, finalizou o docente da Uece.