Aula inaugural do Mestrado em Climatologia será sobre “Ciência para Adiar o Fim do Mundo”

22 de fevereiro de 2024 - 10:40

“Ciência para Adiar o Fim do Mundo” é o tema da mesa redonda que integra a aula inaugural da turma 2024.1 do Mestrado Profissional em Climatologia da Universidade Estadual do Ceará Uece. O evento acontece às 9:00 do próximo sábado, dia 24, no Auditório Paulo Petrola, localizado na Reitoria, no campus Itaperi.

A mesa terá como palestrantes convidados, o professor Luiz Marques da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a pesquisadora Luciana Gatti (INPE), além dos professores Alexandre Costa e Emerson Mariano, ambos da Uece. Nesta 8ª Turma estão inscritos 16 mestrandos e, ao todo, o mestrado já teve 120 dissertações defendidas.

Segundo o coordenador do Mestrado Profissional em Climatologia, professor Emerson Mariano da Silva, que “considerando a existência de uma gravíssima crise ecológica de proporções planetárias é hoje um consenso científico, as palestras e discussões serão em torno da pergunta: Quais as bases científicas do entendimento dessa crise e como a ciência e suas instituições podem contribuir para evitar as piores consequências de um eventual colapso ecológico?”.

O Mestrado Profissional em Climatologia tem como objetivo promover pesquisa e desenvolvimento, com caráter interdisciplinar, relacionados ao clima e suas variabilidades, bem como gerar aplicações dos resultados obtidos para produzir produtos ou processos inovadores do uso das informações meteorológicas que possam além de subsidiar a elaboração de políticas públicas e tomada de decisão, contribuir para a melhoria da realidade social, econômica e ambiental das comunidades em diversas regiões do mundo.