Uece retoma obras e reformas nos campi da capital e do interior

5 de julho de 2021 - 19:25 # # # # #

Pensando na segurança, na acessibilidade e no bem-estar da comunidade acadêmica, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) retomou, em 2021, 19 ações de infraestrutura. Entre obras e reformas, nas diversas unidades da instituição, há a reforma do campus 25 de Março, a construção do novo campus da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) e a recuperação da cobertura asfáltica do campus Itaperi, além de outras que estão em processo de autorização para o início das atividades. No 2º semestre de 2021, a Uece começa um período de expansão, recuperação e melhoria da infraestrutura acadêmica e administrativa.

As obras e as reformas chegarão ao conhecimento de todos por meio de matérias veiculadas no site principal da Uece.

A imagem mostra um grande muro de cor branca, com árvores por trás e asfalto na frente, em dia claro de sol.

Parte do muro do campus Itaperi – Fortaleza

Duas dessas reformas, entre outras, são focadas na segurança. Trata-se da recuperação dos muros do campus Itaperi, já finalizada, e da FAEC (prédio atual), que está em andamento, como explica o pró-reitor de Administração da Uece, Fernando Santos. “A reforma dos muros vem preservar a segurança nos campi da Uece. No campus Itaperi, conseguimos recuperar o muro para melhorar a segurança interna, bem como o acesso de todos. No campus da FAEC, além de recuperarmos o muro, vamos fazer uma intervenção, com manutenção predial, troca de algumas portas e janelas e um balanceamento da rede elétrica”.

Parte do muro do campus FAEC – Crateús

A diretora da FAEC, professora Helena Freres, reforça a importância da reforma para professores, estudantes e servidores da unidade. “Essa reforma foi muito esperada, pois representa maior segurança para nossa comunidade acadêmica”.

De acordo com o engenheiro civil Sinval Filho, do Núcleo de Engenharia da Uece (Nuceng), a obra de manutenção no campus Itaperi consiste em recuperar um trecho de, aproximadamente, 328 metros do muro que apresentava, em alguns trechos, desmoronamento ocasionado pelas chuvas, além de outros que apresentavam riscos à segurança da comunidade. “Com a realização dessa manutenção, a instituição obteve um muro de qualidade, que proporcionou mais segurança para usuários e funcionários do campus”, destacou o engenheiro.

A gestão dos contratos e a articulação institucional das obras e reformas na Uece estão sobre a responsabilidade da Pró-reitoria de Administração. O acompanhamento técnico é realizado pela Coordenação de Engenharia da Funece (Cogen), que tem como coordenador o engenheiro civil Oto Soares de Oliveira. A equipe de Engenharia da instituição é constituída também pelos engenheiros civis José Sinval Filho, Paulo Augusto Cordeiro e Jonatas Carvalho; o engenheiro elétrico Abelardo Barreto; o engenheiro mecânico Roberto Ney Teixeira; o arquiteto Humberto Elias; e o apoio técnico e administrativo de Marcos do Nascimento, Anderson Bezerra, Lílian Thomé e Erlienete da Silva.