Reforma do Campus 25 de março é retomada

26 de maio de 2021 - 10:07 # #

A Universidade Estadual do Ceará retoma a reforma e ampliação do campus da 25 de março. O campus contará com novo prédio de 2 pavimentos, com um total de área construída de 2.362,31m2, contendo 11 salas de aula, 6 laboratórios de informática, 2 salas de reunião, 2 salas de professores, biblioteca, sala de estudos, depósitos e cantina.

Com a retomada da obra, a estrutura de concreto, a alvenaria, o contrapiso, o revestimento cerâmico, as instalações de ar-condicionado e instalações elétricas que já haviam sido construídas serão reavaliadas para realização de manutenção, caso necessário.

Para a conclusão das obras, uma nova licitação foi realizada e teve como empresa ganhadora a IC Projetos e Construções Ltda. A obra retomada tem o valor de R$ 1.749.927,94, que será financiado pelo tesouro estadual, e a vigência do contrato com a empresa é de dez meses. O valor total da obra é financiado de forma compartilhada por UECE e CDL, sendo cada instituição responsável por 50% do valor orçado. A UECE aguarda a assinatura da ordem de serviço pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) para o reinício das obras.

Em 2013, a Universidade e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) assinaram o termo de permissão de uso compartilhado de bem imóvel, no qual a UECE concede à Faculdade CDL a permissão do uso parcial do campus 25 de março por 20 anos, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão.

A parceria institucional entre a UECE e a Faculdade CDL tem como objetivo, ainda, implantar um Centro de Excelência em Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Regional capaz de gerar um ambiente acadêmico propício à difusão do conhecimento. Além disso, visa disseminar projetos de pesquisa e de capacitação nas áreas de Gestão da Inovação, Gestão de Serviços e Varejo, Empreendedorismo e Gestão Pública (políticas públicas de estímulo à inovação e ao varejo e inovação na gestão pública).

O Centro de Excelência vai, ainda, abrigar o mestrado profissional de Administração, as pós-graduações lato sensu e um doutorado em rede em gestão da inovação em parceria com a UFRJ. Os conhecimentos gerados nos programas de stricto sensu (mestrado e doutorado) serão associados ao desenvolvimento empresarial regional através do Salão da Inovação e do Empreendedorismo e do Observatório do Varejo.