UECE recebe visita do Diretor de Infraestrutura da FINEP

31 de julho de 2012 - 15:27 #

O Diretor do Departamento de Infraestrutura da Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP, Dr. Ricardo Rosa, visitou a Universidade Estadual do Ceará (UECE), na ultima terça-feira (24/07), para acompanhar de perto os projetos de infraestrutura de pesquisa da UECE, financiados pela Agência.

Às 9h, no Gabinete do Reitor, o Dr. Ricardo foi recebido pelo Reitor, Jackson Sampaio, pelo Vice-Reitor, Hidelbrando Soares, pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson de Souza, pela Diretora de Pesquisa, Célia Sampaio, pelo Diretor Presidente do IEPRO, Roberto Pinto, e pelo assessor especial de projetos CT-INFRA Pró-Infra e CT-INFRA ABRUEM, Annálio Rodrigues.

Ainda pela manhã, o Dr. Ricardo Rosa, acompanhado pelos Profs. Jerffeson de Souza e Célia Sampaio, devidamente assessorados pelos Engenheiros Oto de Oliveira e Sílvia Bernardo, visitaram os principais investimentos da FINEP no campus do Itaperi e no campus de Fátima, e, em cada obra, foram recebidos pelos coordenadores dos projetos.

Foram visitados três laboratórios, associados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, da Faculdade de Veterinária-FAVET, que receberam equipamentos e obras. São eles: Unidade de Pesquisa e Transferência Biotecnológica e Inovação-UPTBI, Núcleo de Pesquisa em Sanidade Animal-NUPESA e Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-Antrais-LAMOFOPA.

Em seguida, a comitiva deslocou-se para o Instituto Superior de Ciências Biomédicas-ISCB, para visitar seu Laboratório Multiusuário, de apoio ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Imediatamente ao lado, foi avaliado o andamento de uma grande obra, em três pisos, que abrigará o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva-NUPEINSC, estrutura que envolverá 14 grupos de pesquisa, 12 laboratórios, três mestrados e um doutorado do Centro de Ciências da Saúde-CCS.

Por fim, todos se deslocaram para o campus de Fátima, e esta visita focou o prédio em dois pisos que, prestes a ser inaugurado, abrigará o Centro Interdisciplinar Cidade Cultura e Linguagem-CCLIN, estrutura que envolverá grupos de pesquisa e laboratórios associados ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, do Centro de Humanidades-CH.

Segundo Ricardo Rosa, os projetos preparados e encaminhados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UECE, e aplicados aos Editais da FINEP, nos últimos quatro anos, teem apresentado crescente qualidade, consequentemente crescente competitividade.

No final da manhã, o convidado, a Administração Superior, os coordenadores de projetos, entre eles o ex-Reitor Manassés Fonteles, e diretores das unidades acadêmicas envolvidas, participaram de almoço, no Gabinete do Reitor, com pratos fornecidos pelo Restaurante Universitário da UECE, de seu cardápio regular do dia.

O almoço visava congraçamento e comodidade para início dos trabalhos da tarde, que, por meio de oficina de quatro horas de duração, permitiu apresentação do histórico, dos objetivos, das dificuldades encontradas, das soluções desenvolvidas e do estágio alcançado por cada um dos projetos ganhos pela UECE, nos últimos seis anos, que somam R$ 13.500.000,00 (treze milhões e quinhentos mil reais). Apresentaram os projetos as Profas. Cláudia Bevilacqua, Salete Bessa e Ana Paula Rodrigues.

Encerrando os trabalhos do dia, o Dr. Ricardo informou a situação do projeto coordenado pelo Prof. Manassés Fonteles (encaminhado para assinatura do contrato) e pela Profa. Andrelina Noronha (na assessoria jurídica). Também apresentou os objetivos da FINEP e as características dos Editais CT-INFRA, destacando as novas exigências para 2013 e, sobretudo, parabenizando o excelente trabalho desenvolvido pela UECE e os benefícios para a pesquisa na instituição.

Fotos: