Uece recebe investimento do Governo Estadual para obras, reformas e outras melhorias

13 de março de 2020 - 11:26 # # # # # #

 

Entre as obras autorizadas está a adequação para acessibilidade nos campi da Uece e construção de laboratórios específicos para o novo curso de Terapia Ocupacional

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, esteve nesta quinta-feira (12/03), no Palácio da Abolição, para reunião sobre os investimentos pelo Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), referente ao Sistema da Secretaria de Ciência Tecnologia e educação Superior (Secitece).

Na ocasião, o reitor expôs as demandas da Uece, sendo autorizado pelo governador Camilo Santana a:

– Adequar as instalações para acessibilidade nos campi da capital e do interior, de acordo com a necessidade, com rampas, barras de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamentos de portas e vias, aquisição de recursos de tecnologia assistiva, como computador de interface de acessibilidade, lupa eletrônica, acionadores acessíveis, e/ou outros (MAPP 207);
– Construir e equipar o bloco de laboratórios específicos para o curso de Terapia Ocupacional, proporcionando infraestrutura física adequada, bem como adquirir os equipamentos necessários ao ensino de qualidade aos estudantes (MAPP 231);
– Reformar infraestrutura física da área dos Centros Acadêmicos (CA) e Diretório Central dos Estudantes (DCE) no campus Itaperi, visando apoiar e incentivar a participação das agremiações nas discussões de projetos e ações de assistência estudantil, desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae) da Uece (MAPP 235), com apoio de emenda parlamentar do Deputado Idilvan Alencar;
– Formar pesquisadores da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em convênio com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e com a Secretaria Municipal de Educação (MAPP 237), com parceria financeira municipal.
São, no total, R$ 8,9 milhões autorizados para serem utilizados pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Uece) até o ano de 2022.

Além disso, foi assinada Ordem de Serviço para o início das obras no campus novo da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece), com canteiro de obras em instalação e poço profundo perfurado para fornecimento de água à obra e para que a futura Faculdade tenha abastecimento sustentável. A solenidade, com a presença do Governador, será marcada brevemente.

Por último, foi autorizado o remanejamento para os MAPP 15 e 37, de, aproximadamente, R$ 1,5 milhão, que a Funece poderá utilizar em aquisição de mobiliário e equipamentos, projetos, reformas, ampliações e manutenções prediais nos diversos campi.

Na ocasião, o reitor apresentou ainda o sistema CadFecop, criado pela Uece como banco de cadastro de estudantes que pertençam a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, e que servirá de base para a indicação de bolsistas nos diversos programas da instituição, garantindo assim sua permanência qualificada na universidade, com bolsas financiadas com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) do Governo do Estado do Ceará, por meio da Fundação de Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O professor Jackson Sampaio salientou a necessidade de dobrar o número de bolsas hoje oferecidas na instituição.

O CadFecop foi visto de forma positiva e despertou interesse de outras instituições. O governador Camilo Santana avaliará a expansão progressiva do programa, após os resultados gerados pelo uso na Uece, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e na Universidade Regional do Cariri (Urca).