Uece realiza manutenção e reforma em 15 centros acadêmicos e no DCE

11 de junho de 2021 - 16:45 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), vai realizar a reforma da infraestrutura da área de 15 Centros Acadêmicos (CA) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus Itaperi. Segundo a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Monica Duarte Cavaignac, a reforma faz parte de um projeto mais amplo de revitalização dos espaços de convivência da Uece, associada a um conjunto de ações que serão desenvolvidas pela PRAE, por meio da Coordenadoria de Atenção integral à Saúde e ao Bem-estar do(a) Estudante.

“Nossa proposta é revitalizar os espaços de convivência da Universidade, não somente no entorno dos centros acadêmicos, mas também nos blocos de salas de aula e em outras áreas do campus, com a finalidade de gerar uma convivência mais agradável, com mais segurança e bem-estar para nossos estudantes”, explica a professora Monica. Além dos CA e do DCE, haverá intervenções no chamado corredor cultural, urbanização da área em frente aos centros acadêmicos e construção de uma praça em suas proximidades. De acordo com a pró-reitora, associado à reforma, será desenvolvido um projeto artístico-cultural para pintura de fachadas.

As intervenções contemplam 15 centros acadêmicos que estão localizados nas proximidades da PRAE, dos cursos de Geografia, Nutrição, História, Serviço Social, Ciências Contábeis, Matemática, Enfermagem, Pedagogia, Computação, Educação Física, Música, Física, Química, Biologia e Medicina, além do DCE.

A reforma estrutural está prevista pelo Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) 235, do Governo do Estado, e contou com apoio de emenda parlamentar do deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), no valor de R$ 320 mil. De acordo com o MAPP 235, a iniciativa deve proporcionar a melhoria da qualidade do ambiente acadêmico das agremiações estudantis, proporcionando, também, a maior participação dos estudantes nas discussões e na elaboração de projetos e de ações de assistência estudantil que são executados pela PRAE, assim como o fortalecimento dos vínculos sociais que estão associados ao sentimento de pertencimento à coletividade acadêmica.

O projeto de infraestrutura prevê manutenção da coberta com revisão de madeiramento, retelhamento com aproveitamento, descupinização e aplicação de inseticida no madeiramento; recuperação e troca de pisos de cerâmica; construção de novos banheiros e reforma dos banheiros existentes; correções de esquadrias; execução de piso podotátil; manutenção do forro de PVC; manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas; construção de uma praça na parte de trás, com bancos e piso intertravado; retirada, recuperação e aplicação de nova pintura interna e externa e construção de uma calçada em piso intertravado na parte da frente.