Uece promove II Seminário de Língua e Cultura Húngara

11 de julho de 2019 - 14:22

Com o objetivo de promover mais uma ação de internacionalização, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de seu Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), realizou no miniauditório do Centro de Humanidades (CH) – Campos Fátima, o II Seminário de Língua e Cultura Húngara.

O evento foi um dos frutos da parceria com a Universidade de Eötvös Lorànd – ELTE, através de convênio bilateral.

O seminário teve também como objetivos a integração entre Brasil e Hungria; a difusão da história e cultura húngara, por meio da língua e da literatura; além de apresentar ao público a nova docente do curso de Leitorado Húngaro da Uece, promovido pela ELTE, professora Evelin Szekula.

“Mais bonito foi ver alunos com muita vontade de aprender a minha língua nativa (húngaro), aqui, em um continente diferente… Tenho certeza que nosso trabalho juntos será uma experiência incrível”, comenta a nova docente.

O evento contou com a presença do chefe de gabinete da Reitoria, Edmar Pereira, representando o reitor Jackson Sampaio; do representante da ELTE, Pál Ferenc; da diretora do CH, Adriana Barros; da coordenadora do ECInt, Sônia Castro; do diretor do Centro de Línguas da Uece, João Artur Rocha; da diretora de Formação Permanente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, Sarah Diva da Silva Ipiranga; além de alunos do Leitorado e do público em geral.

No mesmo dia (25/06), a professora Evelin Szekula esteve no Gabinete da Reitoria – Campus Itaperi, para receber as boas-vindas do reitor Jackson Sampaio e para reunião geral sobre a parceria.