Uece lança Cátedra Sérgio Vieira de Mello com foco em migrantes, refugiados e apátridas
22 de abril de 2025 - 16:30
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) convida toda a comunidade acadêmica e o público em geral para o lançamento oficial da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), que ocorrerá no próximo dia 23 de abril, às 15h, no Auditório Central da Uece, campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo canal da Uece no YouTube.
Aprovada em outubro de 2024, a Cátedra da Uece é a primeira do Ceará com foco específico em pessoas em situação de migração, refúgio e apatridia, e marca também a primeira cátedra institucional da universidade. A criação da CSVM na Uece reconhece o mérito dos trabalhos desenvolvidos desde 2022 por meio do programa de extensão “Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas”, coordenado pela professora Denise Bomtempo.
A iniciativa surge após convite recebido durante a Conferência Estadual de Migração do Estado do Ceará, em que a Uece foi chamada a apresentar um plano de trabalho ao Comitê Gestor da CSVM no Brasil. O convite representa um reconhecimento nacional e internacional dos esforços da universidade na promoção de ações inclusivas, educativas e de acolhimento a pessoas em deslocamento forçado.
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que completa 20 anos de existência, foi criada em 2003 em homenagem ao diplomata brasileiro que sofreu um ataque no prédio onde funcionava seu escritório, em Bagdá, no Iraque. Desde sua criação, a iniciativa se destacou pelo pioneirismo no Brasil e, atualmente, está presente em outros oito países: Costa Rica, República Democrática do Congo, México, Estados Unidos, Itália, Sérvia, Etiópia e Reino Unido.
No Brasil, a Cátedra integra uma rede de 49 instituições de ensino superior, distribuídas em 16 estados e no Distrito Federal. No Nordeste, já foi instalada na Universidade Federal de Sergipe, na Universidade Federal da Bahia, e nas Universidades Estadual e Federal da Paraíba. Agora, com orgulho, a Universidade Estadual do Ceará passa a integrar essa rede de acolhimento, produção de conhecimento e compromisso com os direitos humanos.
Acolhimento como missão universitária
Segundo a professora Denise Bomtempo, a migração é um fenômeno complexo que atravessa territórios e desafia instituições em todas as escalas. Ela destaca que, no Brasil, os movimentos migratórios atuais são diversos e envolvem pessoas de múltiplas origens, com diferentes perfis e demandas. Muitas chegam com potenciais significativos, mas também com vulnerabilidades, buscando apoio humanitário para reconstruir suas vidas.
O evento de lançamento da Cátedra na Uece será um momento simbólico e importante para reafirmar o compromisso da universidade com os direitos humanos, a justiça social e a solidariedade internacional.
Data: 23 de abril de 2025
Horário: 15h
Local: Auditório Central da Uece – Campus Itaperi
Aberto ao público
Os alunos que queiram receber declaração de horas complementares devem fazer a inscrição através do Qr-code da imagem abaixo.