Uece inicia semestre letivo 2023.1

28 de fevereiro de 2023 - 12:48

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início, nesta segunda-feira (27), ao semestre letivo 2023.1, com a Semana de Integração. Para atender aos novos estudantes dos diferentes turnos, da capital e do interior, a abertura do evento foi realizada em dois momentos, manhã e noite, no campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo canal da Uece no YouTube, acessível com intérpretes de Libras e audiodescritores.

O evento foi presidido pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, que falou aos novos discentes sobre a dimensão da Uece, do atual processo de expansão e interiorização, das conquistas e do reconhecimento nacional e internacional da instituição que, “além de formar bem seus estudantes, produzir ciência, conhecimento, tecnologia, ações extensionistas, tem, ainda, como objetivo final, prestar o melhor serviço público ao povo do Ceará”, destacou o professor Hidelbrando Soares.

O gestor concluiu sua fala dando as boas-vindas aos calouros. “Sejam bem-vindos à Universidade Estadual do Ceará. Sintam-se em casa, porque esta universidade é, sim, a casa de vocês. Aproveitem as oportunidades que surgirem. Essas oportunidades estão nas diversas atividades de ensino, de pesquisa ou de extensão universitária. Boa sorte para vocês que começam a vida acadêmica”.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, professora Sandra Maria Nunes Monteiro, também deu as boas-vindas e reconheceu a conquista dos novos alunos. “Muitos de vocês estão aqui não só com o esforço isolado, mas sim com esforço coletivo. Chegar à universidade é um esforço, que é individual, mas é também da família, dos amigos e também de toda uma rede, inclusive institucional”. A secretária falou ainda do papel da Secitece – “A Secretaria de Ciência e Tecnologia, representando o Governo do Estado, dá apoio às universidades estaduais. Entre outras atividades, também propomos políticas públicas que possam beneficiar os estudantes. Por exemplo, não apenas por bolsas, mas por estímulos de editais, de convênios, de colaborações que possam trazer equipamentos, que possam trazer um número maior de professores de forma mais qualificada”.

A pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte, representando todos os pró-reitores da instituição, destacou a qualidade da Uece como instituição de ensino, de pesquisa e de extensão. Falou sobre o que a universidade oferece, para além da sala de aula, ressaltando as bolsas do CADFecop, e parabenizou a todos. “Minha fala é para parabenizar a todos vocês, estudantes calouros e calouras, que estão ingressando na Universidade Estadual do Ceará, a melhor universidade pública do Norte e Nordeste, uma das melhores universidades do Brasil. Parabéns por essa conquista, de estarem ingressando no ensino superior público, gratuito e de muita qualidade”.

Os representantes discentes, José Lima de Sousa, do curso de Enfermagem, e Ludmila Marciel Miranda, do curso de Nutrição, parabenizaram os calouros. “O vestibular da Uece requer muito esforço, muita dedicação e muito estudo. Então, inicialmente, gostaria de parabenizar vocês por essa conquista”, disse José Lima. Os veteranos aconselharam ainda – “Interajam, conheçam os outros cursos, façam amizades, aproveitem todas as oportunidades”, destacou Ludmila. “Espero que vocês consigam usufruir o máximo que esta universidade tem a oferecer (…) Ser ueceano é muito prazeroso e vocês vão perceber que a Uece vai passar a ser uma segunda casa”, finalizou José.

Para o calouro do curso de Administração, Vitor Sampaio Fiuza, foi complexo passar no vestibular; e agora tem muitas e boas expectativas. Foi um ano complexo, um ano estudando. Espero aprender muita coisa. Essa é a primeira vez que eu estou tendo contato com uma universidade na minha vida, então eu espero aprender tanto no meu curso quanto aprender coisas por fora, conhecer pessoas, fazer contatos. Sei que vai ser uma experiência importante na minha vida”.

A abertura da Semana de Integração contou com apresentação do Duo de Flautas Transversa e do Grupo de Choro da Uece.

O evento teve prosseguimento com a palestra “Mundos que se transformam no aprendizado e no cuidado: universidade e saúde mental”, proferida pela professora do curso de Psicologia da Uece, Alessandra Xavier. “É muito importante a gente entender que a formação universitária faz parte de um projeto amplo, de um projeto civilizatório. Mas para podermos ter condições de lançar os desafios que a ciência, que a pesquisa precisa, é necessário que a gente esteja bem. É preciso que o sujeito tome posse de si, que possa usar os seus recursos internos. E aí, tanto isso volta pra universidade quanto os processos de aprendizagens decorrentes aqui da universidade ajudam o sujeito nesse processo de bem-estar, só que aí é necessário que a pessoa entenda que a relação dela com a universidade, tanto pode ser um processo de saúde, um processo construtivo, quanto pode ser um processo adoecedor. Então precisamos ficar atentos para poder fazer o manejo adequado das nossas emoções, das nossas ideias, dos nossos afetos, para que possamos usar o melhor que o ambiente acadêmico pode trazer para essa ampliação e crescimento do nosso mundo interno”.