Pesquisador da Uece é homenageado pela ALECE em comemoração do dia Mundial da Educação

17 de maio de 2024 - 16:38

O professor Daniel Azevedo de Brito, docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi um dos professores homenageados na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) por ocasião da solenidade em comemoração do Dia Mundial da Educação. O Homenageado Daniel Azevedo completa este ano 20 anos de docência, tendo lecionado na SEDUC de 2004 a 2016, ingressando no quadro docente da Uece em 2016 até os tempos atuais. Em 2010 foi agraciado com o prêmio Jovem Cientista por trabalhos que orientou na educação básica. Na ocasião foram homenageados também 12 professores cearenses de diferentes níveis de ensino.

A Cerimônia ocorreu no último dia 2 maio, na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). O homenageado possui dez livros publicados, sendo um deles a obra “Protocolo de segurança contra a COVID-19 para escolas e Universidades”, escrito em conjunto com a professora de Química Leiliane Frota da SEDUC CE, foi o primeiro livro publicado no Brasil (ano 2020) sobre a interface COVID-19/Educação e ajudou a nortear os procedimentos de segurança nas instituições de ensino na volta ao ensino presencial.

O livro pode ser acessado gratuitamente em: https://drive.google.com/file/d/1jCSEFIIND-rpqXl78KiI286-qgO7VgP8/view?usp=sharing.

“Fico feliz em receber esta homenagem no ano que completo 20 anos de docência. Quando um professor é reconhecido, toda a classe é reconhecida e isso é fundamental”, afirmou o docente Daniel Azevedo.

Daniel Azevedo de Brito é professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará do curso de Ciências Biológicas em Tauá (Campus CECITEC) desde 2016. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará e especialização em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito. É Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFC. Autor de dez livros, dentre os quais &;Aplicando as tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática”, “Dicas para futuros professores de Ciências e Biologia; e Práticas de Educação ambiental. Lecionou por 11 anos como professor de Biologia no ensino médio. Foi formador regional do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio atuando na formação continuada de professores. Possui projetos de extensão sobre produção de vídeos com finalidades didáticas. É tutor do Programa de Educação Tutorial da Uece em Tauá. Coordena a Residência Pedagógica de Biologia no Centro de Educação Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns – campus Cecitec/Tauá.