Uece homenageia servidores aposentados com Menção Honrosa em cerimônia especial

3 de abril de 2025 - 11:26

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na tarde desta quarta-feira (2), no auditório Paulo Petrola, no campus Itaperi, uma cerimônia especial para homenagear 31 servidores docentes e técnico-administrativos aposentados no ano de 2024. O evento fez parte das comemorações do cinquentenário da Uece e contou com a presença de autoridades acadêmicas e governamentais, além de familiares e amigos dos homenageados.

Como parte das comemorações dos 50 anos da universidade, a cerimônia contou com a apresentação de um vídeo com uma retrospectiva de todos os reitorados da universidade, destacando momentos marcantes da trajetória institucional. Em seguida, a banda “60+ na Bossa” abrilhantou a ocasião com trechos do musical “Rita por Rita”, baseado na autobiografia da cantora Rita Lee, sob a direção de Heber Moura, servidor aposentado da Uece.

A Menção Honrosa foi concedida como forma de reconhecimento pela dedicação e competência dos servidores à universidade ao longo de suas carreiras. O professor José Jackson Coelho Sampaio, um dos homenageados da tarde, representou os docentes e técnico-administrativos aposentados e compartilhou palavras de agradecimento.

Em sua fala, o professor Jackson reflete sobre sua trajetória de 32 anos na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e sua relação com a instituição, que completou 50 anos: “Representar todos nesta cerimônia nos exige algumas reflexões, porque, se nós estamos saindo de 20, 30, 40 anos de vida profissional na Uece, ela se tornou parte da nossa identidade. Eu chego à Universidade Estadual do Ceará em 1993 como professor visitante. Em 1995, faço concurso para professor adjunto. Em 2000, faço concurso para professor titular. São 32 anos de Uece, e ela está fazendo 50 anos. Ela tinha 18 anos quando eu entrei aqui. Então, parte substancial da vida da Universidade Estadual do Ceará é parte substancial da minha vida profissional”, pontua o professor e ex-reitor.

Ele compara a Uece a uma “cobra-coral”, destacando sua capacidade de resistência e adaptação ao longo do tempo. Relembra sua criação em 1975, em plena ditadura militar, e enfatiza como essa fundação ocorreu em um contexto contraditório, no qual o estado do Ceará desafiava a repressão governamental: “Neste período todo, também pude perceber algumas reações fundamentais. A Uece tem uma capacidade de sobreviver feito cobra-coral. Ela nasce e renasce. Se vocês olharem contra o pano de fundo da história do Brasil, veremos que ela surge no meio da ditadura militar, em 1975. Como é que uma universidade é criada no meio de uma ditadura que perseguia universidades? Vamos perceber também as características adversas ou contraditórias que existem dentro de um tecido tão complexo como o Brasil. Ela nasce porque era uma iniciativa estadual que, por algum motivo próprio do Ceará, estava se opondo à regra geral do governo federal de perseguir estudantes e professores universitários. Lembro de um grande reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro que recebeu uma ligação de um comandante militar informando que os estudantes estavam fazendo manifestação contra o governo militar. Ele pergunta: ‘Como é que eu devo fazer para os meus soldados entrarem aí?’ E o reitor respondeu: ‘Passando no vestibular’”, conta o ex-reitor, conseguindo risos da plateia atenta a seu discurso. Ele também menciona a evolução da universidade no período democrático, ressaltando seu crescimento, desafios e a constante luta por igualdade. Para ele, a democracia implica corrigir injustiças do passado e buscar melhorias contínuas.

Além do resgate histórico, o professor Jackson também fez um testemunho emocionado ao relembrar colegas da Universidade Estadual do Ceará com quem teve contato ao longo dos anos. Ao ler a lista dos 31 homenageados, ele associa alguns dos nomes a lembranças marcantes, destacando características como proatividade, inteligência, companheirismo e dedicação à instituição. Menciona servidores docentes e técnico-administrativos como Evanice Batista Frota, José Maria Nunes Guerreiro, Regenaldo Rodrigues da Costa, José Rômulo Soares e Antônio Alceu Moreira, ressaltando suas contribuições e legados na universidade. Em especial, recorda sua longa amizade com o professor José Wellington Oliveira Lima, com quem cursou medicina e compartilhou décadas de trabalho na Uece. Para ele, essas memórias reforçam a profunda conexão entre suas histórias pessoais e a trajetória da universidade, finaliza o homenageado.

A secretária Sandra Monteiro expressou sua emoção e alegria ao participar da cerimônia, destacando sua conexão profunda com a comunidade universitária, como professora que é. Ela que recentemente participou da cerimônia de colação de grau relembrou com carinho daquele dia e enfatizou a importância do reconhecimento aos homenageados, citando o professor Jackson e outras autoridades presentes: “quero aqui dizer que ser reconhecido é muito bom, porque a gente é reconhecido enquanto pessoa, mas não só enquanto pessoa. É reconhecido nas atividades do dia a dia, na convivência, nas palavras, atos que fazemos onde nós estamos. E aqui esse reconhecimento é pelo que cada um e cada uma se doou, se dedicou para a construção do que a Uece é hoje. A cada vez que cada um recebe um certificado, recebe esse botton da universidade, saibam que esse agradecimento vem da instituição, vem do governo do Estado e aqui eu, enquanto secretária, fico muito feliz de ter participado num momento como esse”, finalizou emocionada.

Por fim, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou a importância da trajetória dos servidores aposentados para o crescimento e consolidação da universidade ao longo das décadas: “A universidade completa seus 50 anos chegando em uma posição muito honrosa com a instituição. Mas em todos esses anos de história, eu tenho uma certeza: Sem os servidores, sem os professores e sem os estudantes, nós não teríamos nos tornado o que somos hoje. E hoje essa universidade nos orgulha muito. É uma universidade fortemente atrelada às camadas mais populares da nossa população. Uma parte muito significativa dos nossos estudantes são de escola pública, de famílias de baixa renda e isso torna a universidade um local de transformação da vida dessas pessoas”, pontua o reitor enfatizando que a Uece é uma instituição que tem um conjunto muito significativo de estudantes que são os primeiros das suas famílias a entrarem na universidade.

O reitor destacou ainda a contribuição fundamental da Uece na formação de professores de qualidade, essenciais para a educação básica do Ceará, que hoje é reconhecida como uma referência. Ele ressalta a expansão da universidade que tem transformado comunidades, territórios e a percepção de vida das pessoas, sendo a Uece uma das universidades mais interiorizadas do Ceará. Para ele, “essa universidade vai além de prédios e estruturas. Ela é, de fato, construída por pessoas que dedicaram seu trabalho para torná-la uma instituição forte e perene. O momento é de comemoração e de agradecimento aos que contribuíram para essa trajetória, reforçando que a Uece é sim um patrimônio do povo cearense”, finaliza.

O evento reafirmou o compromisso da Uece com o reconhecimento de seus servidores e a valorização daqueles que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da instituição e do ensino superior no estado.

Confira lista dos servidores homenageados:

Professor José Ulisses de Souza Melo

Professor José Tarsio Menezes Pinheiro

Servidor José Luciano Marques Meneses

Professor Armandode Lemos Ribeiro

Servidor Rafael Santos

Professor José Wellington de Oliveira Lima

Professora Raimunda Eliana Cordeiro Barroso

Servidor Daniel Bastos Souza

Servidor Luiz Eduardo Farias Bezerra

Servidor José Maria de Freitas

Professora Evanise Batista Frota

Servidor Francisco Soares ddddde Araujo

Servidor Francisco de Assis Braz De Sousa

Professor Mailcar Fernandes de Oliveira Pimentel

Servidor José Péricles Chaves

Professor Regenaldo Rodrigues da Costa

Professora Célia Maria Machado de Brito

Professor Paulo Cesar de Almeida

Professor Francisco Tarcisio Pinheiro Holanda

Professor José Rômulo Soares

Professora Rosemary de Oliveira Almeida

Professor José Jackson Coelho Sampaio

Servidor Antonio Alceu Moreira

Servidora Adenilza de Albuquerque Lima

Servidora Criselda Maria Palmeira Fonseca

Professora Lourdes Amelia Gondim C. Evangelista

Servidora Maria Margarida Teixeira de Andrade

Servidora Regina Glaucia Candeia do Carmo

Servidora Suzana Maria Aquino de Sousa Magalhães

Professor José Maria Nunes Guerreiro

Confira algumas fotos dos agraciados: