Uece garante 19 bolsas de Produtividade do CNPq, 72% a mais que em 2024
22 de agosto de 2025 - 10:12
“Ser bolsista de Produtividade do CNPq é o reconhecimento do pesquisador pelo seu papel em prol do avanço da ciência”
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi contemplada com 19 bolsas de Produtividade do CNPq, resultado 72% superior ao alcançado em 2024. Do total, 16 são na modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ) e três em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Com isso, a Uece passa a contar com 55 pesquisadores bolsistas PQ-DT, entre renovações e novas concessões.
A chamada tem como objetivos valorizar pesquisadores com produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica de qualidade; e selecionar projetos que considerem o rigor e o método científico, bem como outros princípios fundamentais para a geração do conhecimento.
Os docentes contemplados no edital são: Ariclécio Cunha de Oliveira, Emmanuel Silva Marinho, Mona Lisa Moura de Oliveira, Peter Michael Rosset, Ismayle de Sousa Santos, Joaquim Celestino Júnior, Rafael Lopes Gomes, Francisca Rejane Bezerra Andrade, José Deribaldo Gomes dos Santos, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Maria Lúcia Duarte Pereira, Celio Rodrigues Muniz, Daniel Linhares Militão Vasconcelos, Mayron Alves de Vasconcelos, Frederico de Holanda Bastos, Antonio Rodrigues Ferreira Júnior, Ilana Nogueira Bezerra, Valter Cordeiro Barbosa Filho e Davide Rondina.
Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Ana Paula Rodrigues, a conquista reafirma o protagonismo da instituição. “A Uece comemora mais um excelente resultado através de seus pesquisadores/docentes envolvidos na pós-graduação, com a manutenção, bem como a aprovação e concessão de novas bolsas de produtividade do CNPq.”
Segundo a pró-reitora, os avanços recentes fortalecem a universidade. “Realmente, nós temos muito a celebrar nesses últimos três anos, incluindo 2025, com a aprovação de novos doutorados, recursos financeiros para infraestrutura e pesquisa em diferentes agências de fomento e agora as bolsas PQ. Isso demonstra a evolução e a maturidade da nossa pós-graduação, contribuindo de maneira notável para posicionar a Uece entre uma das melhores universidades estaduais do Norte e Nordeste.”
Professora Ana Paula ressalta ainda o significado da bolsa para os pesquisadores. “Ser bolsista de Produtividade do CNPq é o reconhecimento do pesquisador pelo seu papel em prol do avanço da ciência. Aproveito para parabenizar e agradecer a todos os pesquisadores contemplados no edital de bolsas do CNPq, como também a todos que fazem ciência na nossa instituição.”
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global superior a R$ 400 milhões, destinados a pesquisadores de todo o Brasil, oriundos do orçamento do CNPq, a serem liberados conforme a disponibilidade orçamentária e financeira da agência.