UECE formou mais 86 profissionais dos cursos do CCS e FAVET

10 de setembro de 2014 - 19:52 #

No balanço das folhas do bambuzal, com clima muito agradável, foi assim à tônica da Colação de Grau, que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou na última sexta-feira, 05 de setembro. A UECE formou mais 86 profissionais dos cursos de Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, cursos pertencentes ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e da Faculdade de Veterinária (FAVET).

A solenidade de Outorga de Grau ocorreu às 19 horas, no Pátio da Reitoria, no Campus do Itaperi, e foi presidida pelo da UECE, professor Dr. José Jackson Coelho Sampaio.

Em sua fala, Jackson Sampaio disse, a UECE vem cumprindo seu papel social como uma universidade inclusiva, formando cidadões críticos, produzindo conhecimento. Sampaio enfatizou ainda, que a instituição tem seu lato sensu robusto, e conta hoje, com 36 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

O orador docente da cerimônia foi o professor, Dárcio Ítalo Teixeira do curso de Medicina Veterinária da FAVET, e teve como oradora discente, a formanda Tainá Gomes Peixoto, também do curso de Medicina Veterinária. A concludente Behatriz Odebrecht Costa fez a leitura do juramento.

O Siara Quarteto de cordas da UECE, coordenado pelo Maestro Alfredo Barros emocionou a todos os participantes, com a belíssima apresentação musical.

A UECE, nos seus 39 anos de existência, já diplomou em nível de graduação 59.279 profissionais nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o Estado do Ceará no seu desenvolvimento econômico, humano e social.

O quadro de docentes da universidade conta 1.053 servidores docentes (767 efetivos, 283 substitutos e 3 visitantes), a UECE conta ainda, com  259 Servidores Técnico-Adminsitrativos e 454 trabalhadores terceirizados.

Atualmente a UECE tem matriculado 17.526 alunos nos seus diversos de Cursos de Graduação, sendo 10.886 em Fortaleza, 4.604 nas diversas unidades do Interior do Estado do Ceará, 1.768 nos Cursos a Distância, 122 na Licenciatura Intercultural dos Povos Indígenas, 50 na Licenciatura em Educação para o Campo, 36 no Programa de Formação de Professores e 60 no Programa de Educação em Áreas de Reforma Agrária (PRONERA).

Além do reitor, Jackson Sampaio, estavam ainda presentes, o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, os pró-reitores de Graduação, Marcília Chagas Barreto, de Extensão, Claudiana Nogueira de Alencar, de Administração, Carlos Heitor Sales Lima, de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos, de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas, da diretora do CCS, Glaucia Posso Lima, do diretor da FAVET, Célio Pires Garcia, do diretor do CESA, Vladimir Spinelli, do CED, Albio Sales, da diretora de pesquisa, Célia Sampaio, da coordenadora do curso de Enfermagem, Samya Coutinho de Oliveira, da coordenadora do curso de Nutrição, Maria Rosimar Teixeira Matos, da coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Maria Erivalda Farias de Aragão, da coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Maria Verônica Moraes Campello, e do representante do curso de Educação Física, Genilson Cesar Soares Bonfim.

As próximas Colações de Grau da UECE na Capital será dos Cursos do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT – no dia 12.09.2014, do Centro de Humanidades – CH – no dia 19.09.2014 e dos Cursos do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA e do Centro de Educação – CED ocorrerão simultaneamente no dia 26.09.2014, no mesmo local e horário dos Cursos do CCS, citado acima.