Uece formaliza participação no Fórum de Universidades pela Paz

4 de agosto de 2023 - 15:35

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) formalizaram, nesta quinta-feira (3), no gabinete da Reitoria da Uece, a participação no Fórum de Universidades pela Paz. Um termo de aceite foi assinado pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, no ato representado pelo vice-reitor, professor Dárcio Ítalo Teixeira, no exercício da Reitoria, e pela reitora da Uern, professora Cicilia Maia. A ocasião contou também com a presença do coordenador e idealizador do Fórum, professor Adriano Rodrigues.

O Fórum de Universidades pela Paz é uma instância que visa fomentar, nas e a partir das Instituições de Ensino Superior (IES) da América do Sul e de países europeus, a discussão sistemática e a produção de conhecimentos sobre a temática da Paz e suas múltiplas variáveis, para que essas Instituições se retroalimentem com subsídios conscientes, coerentes e consistentes sobre o tema e, então, multipliquem e gerem em suas práticas e no seu entorno, um ciclo virtuoso na sociedade em prol da Paz.

As universidades foram escolhidas pelo Fórum por serem um local de produção de conhecimento, aprendizagem e engajamento da comunidade e proteção dos direitos humanos, assim como são essenciais para planejar e promover programas, projetos e ações que promovam uma cultura de paz. Atualmente, 63 IES do Brasil já aderiram ao coletivo.

Professor Dárcio destacou o compromisso já existente da Uece com a temática da Paz, uma vez que alguns dos caminhos para alcançar a paz é por meio do combate à desigualdade social e à fome. “As universidades estaduais, como no caso da Uece e a da Uern, realizam inúmeras ações voltadas para a o enfrentamento da fome, e da desigualdade social, que são problemas presentes na nossa sociedade. Acredito que esse fórum será muito importante para essa discussão”. E acrescentou que as universidades podem cumprir um importante papel no Fórum. “Como professores, somos formadores de opinião. Cada um de nós tem essa responsabilidade, e as universidades vão servir para formar a opinião da paz”.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, salientou a relação da pauta com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e defendeu a participação das universidades nessa iniciativa. “Logo que recebemos o convite através da Abruem [Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais] defendi a inserção das nossas instituições no Fórum. Entendemos que as universidades desempenham papel fundamental nesta construção e que a educação é o melhor caminho para a disseminação dessa cultura. Nosso país está cheio de assimetrias e é preciso dar equidade e dar direito a quem não tem acesso a esse direito. É preciso unir forças para uma transformação significativa”.

Professor Adriano explicou o Fórum, apresentou, em primeira-mão, o site que está sendo desenvolvido e enfatizou que nada se faz sozinho. “A sociedade demanda por movimentos conjuntos, pautados em critérios objetivos e com ações concretas, que contribuam para o fortalecimento e para a difusão de uma cultura de paz em seu sentido mais amplo. Neste contexto de incertezas e desafios, se apresentam oportunidades para as universidades liderarem por meio de ações concretas em diversas áreas”.

O chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz, também presente no evento, lembrou a letra de uma música que diz “paz sem voz não é voz, é medo” e concluiu: “precisamos fazer também, do movimento da paz, um movimento de voz. Voz pela justiça, voz por aqueles que são cada dia mais condenados pelo agronegócio ou por algum tipo de violência cotidiana, nas nossas periferias… e acreditamos que, mais do que uma postura com relação à vida, a paz também é uma atitude política… Ser a favor da paz é ser a favor dos direitos humanos, da liberdade de expressão, ter acesso à bens que não podem ser restringidos, como a terra, a água, o alimento”.

Estiveram também presentes, os pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Giuseppe; de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues; e de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte; além do subchefe de gabinete da Uern, professor Janderson Dantas.