Uece e SME atenderão mais de 8 mil estudantes em novo convênio do Programa Escola Areninha

11 de abril de 2025 - 19:35

As atividades com os estudantes terão início na próxima quarta-feira, 16 de abril

Após sucesso na última parceria, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza firmaram novo convênio para execução do Programa Escola Areninha, com o objetivo de conceber, estruturar e atuar nas atividades de ampliação escolar para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Fortaleza.

Serão até 8.320 crianças e jovens atendidos em 26 Areninhas, no contraturno escolar, a fim de integrar iniciativas de educação e esporte. O investimento previsto é superior a R$ 15 milhões, com vigência de 2025 a 2028.

O atual Convênio visa a continuação da ampliação da jornada escolar, com 15 horas semanais de atividades pedagógicas nas áreas de esporte, matemática, língua Portuguesa, educação para cidadania e, como novidade, Língua Inglesa. Com isso, espera-se, entre outros objetivos, contribuir para redução da evasão escolar e melhoria dos indicadores educacionais; e fortalecer o desenvolvimento de iniciativas que favoreçam o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para viabilizar a execução do programa, a Uece assume diversas responsabilidades dentro da parceria, entre elas, a execução do projeto; a disponibilização de professores para as diversas etapas e funções; a implementação de uma proposta pedagógica que envolva ensino, pesquisa e extensão; a criação de oportunidades para atuação de alunos dos cursos de licenciatura envolvidos no projeto; e outras.

Com base nesse papel central, o coordenador geral, professor Oscar Costa Filho, destaca o avanço das ações já em curso para o início das atividades com os estudantes. “Já estamos verificando os ganhos dessa nova versão do convênio, a exemplo da reunião ocorrida no último dia 10 de março, com o secretário executivo da Secretaria de Esportes. O planejamento das ações necessárias ao êxito do Projeto já se tornou uma realidade”.

O coordenador pedagógico, professor Vicente Brazil, destaca que a equipe do projeto Areninha é formada por um time de docentes com larga experiência na formação de professores. “Sob a orientação direta da Reitoria – com quem estamos realizando reuniões semanais – essa equipe já preparou um conjunto de atividades educacionais enriquecedoras e inovadoras para atender as crianças e adolescentes das escolas municipais de Fortaleza”, ressaltou o coordenador pedagógico.

Professor Vicente lembra que, no convênio anterior, encerrado em dezembro de 2024, cerca de 5 mil crianças foram beneficiadas e, para este novo ciclo, as expectativas são promissoras. “A integração entre educação integral, ocupação de aparelhos públicos de desporto e lazer, com a mediação das ações da Uece, tem a capacidade de potencializar o processo educativo de cada criança, assim como garantir a ocupação criativa de territórios da nossa cidade”.

Para essa missão, o Programa Escola Areninha conta com a equipe formada também pela coordenadora Administrativa e Financeira, profa. Germana Paixão; o coordenador de Área de Esportes, prof. Ricardo Catunda; a coordenadora de Área de Matemática, profa. Ana Carolina Costa Pereira; a coordenadora de Área de Português, Ana Lúcia Pereira Lima; o coordenador de Área de Inglês, prof. Tobias Sales; e a coordenador de Área de Cidadania, profa Keila Andrade Haiashida.

Preparados, Uece e SME darão início às atividades com os estudantes na próxima quarta-feira, 16 de abril.

Sobre o histórico do Programa Escola Areninha

Em 2015, o município de Fortaleza aprovou o Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025), alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE), com o propósito de fortalecer as políticas públicas educacionais locais. Conforme previsto no PME, entre as diretrizes voltadas ao Ensino Fundamental está a seguinte: “Ampliação progressiva da jornada escolar, garantindo a infraestrutura, equipamentos e espaços adequados, necessários ao desenvolvimento de uma educação integral que contemple o pleno desenvolvimento humano (afetivo, cognitivo, artístico, espiritual, esportivo, sociocultural).”

Seguindo essa diretriz, a Secretaria Municipal da Educação, com o intuito de ampliar a jornada escolar e integrar espaços públicos às unidades de ensino, firmou em 2020 uma parceria com a Funece por meio de convênio — agora renovado.