UECE e Instituto INEGI de Portugal realizam reunião visando parceria

26 de novembro de 2019 - 14:45 # # #

Nesta segunda-feira, 25 de novembro, a Reitoria da Universidade Estadual do Ceará recebeu para uma visita de cortesia e apresentação os representantes do instituto INEGI, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial. O Instituto é uma associação sem fins lucrativos ligada aos departamentos de engenharia mecânica, engenharia e gestão industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal, o qual tem como objetivo principal a realização da atividade de pesquisa e de inovação de base tecnológica e de transferência de tecnologia orientada para a indústria.

A reunião visou, além do primeiro contato, conhecer o trabalho de pesquisas em tecnologias na UECE e, futuramente, firmar aditivo ao convênio bilateral internacional, para realizar atividades específicas nesta área. O Convênio Geral anteriormente assinado com a Universidade do Porto em 2016 possui trabalhos relevantes para ambas as instituições, principalmente, na colaboração e troca de experiências entre os projetos de pesquisa de pós-graduação nas áreas de sociologia e saúde coletiva.

Estiveram presentes à reunião: professor Jackson Sampaio, Reitor da UECE; Adão Muniz, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará; Alcibíades Guedes, Presidente do Conselho de Administração da INEGI; João Sousa, responsável pelos Serviços Prewind INEGI; professoras e pesquisadoras Mona Lisa Moura De Oliveira e Ana Luiza Bessa De Paula Barros, membros do LAIS (Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade); professor Francisco Sales Ávila Cavalcante, vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia e professora Sônia Castro, Coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da UECE.

No fim da reunião, os visitantes assinaram o livro de autoridades da Reitoria da UECE como símbolo de amizade e início de negociações, visando frutíferas e futuras parcerias de sucesso.