Uece é contemplada com quase R$ 500 mil em programa pioneiro de extensão na pós-graduação

25 de janeiro de 2024 - 16:19 # #

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) divulgaram a Portaria Conjunta nº 1/2024 com a relação das 191 instituições apoiadas e os valores a serem destinados para cada pelo Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG). A Uece é uma das 48 instituições do Nordeste contempladas, tendo sido destinados à Universidade Estadual do Ceará o montante de R$467.500,00.

Os montantes individuais para cada instituição variam de R$60 mil a R$2 milhões, sendo, ao todo, R$63,4 milhões em recursos de custeio para 20 instituições do Centro-Oeste, 19 do Norte, 61 do Sudeste, 43 do Sul, além das 48 do Nordeste.

Para a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da Uece, professora Ana Paula Ribeiro, “a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Pró-Reitoria de Extensão celebram juntas a aprovação da nossa proposta encaminhada à Capes no âmbito do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG). A proposta envolve 14 Programas de Pós-Graduação (PPGs) da nossa instituição, todos acadêmicos e tem como título – Uece e sociedade em diálogo: colaboração interdisciplinar e inovação para garantia de direitos, fortalecimento de políticas públicas e desenvolvimento sustentável. A aprovação dessa proposta tem um significado muito relevante, haja vista que muitas ações de extensão já são executadas por grupos de pesquisa dos nossos PPGs sem conhecimento ou anuência de uma agência tão importante para a Pós-Graduação brasileira como a Capes. Com essa proposta aprovada, as ações realizadas valorizarão a existência dos PPGs, sobretudo do ponto de vista do desenvolvimento social, local e regional. Além disso, o auxílio financeiro concedido pela agência de fomento com a aprovação da proposta permitirá uma maior alcance das ações a serem realizadas, bem como nos traz a perspectiva de resultados mais promissores”, comenta a pró-reitora.

Já a pró-reitora de extensão da Uece, professora Lana Nascimento, comemora o avanço que o resultado significa: “o resultado significa um avanço, um passo muito importante para consolidação da extensão na pós-graduação, nesse momento em que a Capes reconhece a importância de um fomento como esse, inclusive para estabelecer as diretrizes da inserção curricular da extensão, que já anunciam, desde a resolução de 2018, que é importante, embora não seja obrigatório, também a inserção, o estabelecimento, a centralidade da extensão na pós-graduação”, pontua.

Ainda segundo a pró-reitora, “esse reconhecimento dá conta de uma consolidação da extensão como uma dimensão acadêmica que nos lembra sempre do princípio da indissociabilidade com o ensino e com a pesquisa e nos lembra sempre que o ensino e a pesquisa que a universidade constrói e produz só fazem sentido se elas promoverem processos de transformação social, se dialogarem com as comunidades, se forem importantes para a redução das desigualdades e para as políticas de enfrentamento e a extensão é essa importante operadora e articulada com a pesquisa agora no âmbito da pós-graduação” finaliza.

Puderam participar instituições de ensino superior (IES) localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com, pelo menos, dois programas de pós-graduação (PPG) em funcionamento e IES localizadas nas regiões Sul e Sudeste com, no mínimo, quatro PPG ativos. Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica seguiram as mesmas regras das localizadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O PROEXT-PG contribuirá para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à cidadania, à justiça, ao fortalecimento da democracia, à participação social, à qualidade de vida e à redução das assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Uma das metas do Programa é fortalecer a formação acadêmico-científica para aumentar o alcance e os resultados da pós-graduação na sociedade.