Uece concede certificado de honra ao mérito aos servidores aposentados em 2021

11 de março de 2023 - 10:19 # # #

Cerimônia compôs comemorações dos 48 anos da Uece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) homenageou servidores aposentados no ano de 2021 em cerimônia de Honra ao Mérito ocorrida na tarde desta sexta-feira, 10 de março, no auditório Paulo Petrola, na Reitoria da Uece no campus Itaperi. A cerimônia contou com a participação de ex-reitores, professores, servidores ativos e aposentados e familiares, foi idealizada pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP) e deve ser inserida no calendário de cerimônias da universidade, havendo, ainda este ano, homenagens aos aposentados nos anos de 2022 e 2023.

“Uma nova Uece se desenha para o futuro, muito maior em tamanho e em necessidade, mas temos a confiança de que conseguiremos superar os desafios, como foi feito até agora, pois acreditamos no talento e no compromisso de nossos docentes, alunos e servidores, verdadeiramente responsáveis pelo que foi feito nestes 48 anos de história”, pontuou o chefe de Gabinete da Reitoria e historiador, professor Altemar Muniz, ao fazer um breve resgate histórico sobre a história da Uece. Na ocasião, ele apontou as unidades de ensino que já existiam há época da criação da Universidade e que foram incorporadas à então recente universidade criada, além de pontuar os desafios do futuro e o reconhecimento aos homenageados.

Também discursou, como representante dos servidores técnico-administrativos, a servidora Cristina Maria Pires de Medeiros. Visivelmente emocionada, Cristina agradeceu a todos, pontuando a importância da Universidade em sua vida pessoal e profissional e lembrou da servidora Maria Dilce Feitosa, falecida em 2021, vítima de Covid-19.

Em um discurso repleto de referências culturais e políticas, o professor Luis Oswaldo Santiago Moreira de Souza discursou representando os docentes aposentados. Foi com estranhamento que o professor recebeu o convite para ser orador nesta cerimônia, “pois chega um dia na vida do trabalhador que a instituição, simplesmente, o desliga de seus quadros, pois a lei o considera velho, incapaz e desatualizado, fazendo-o acreditar que é o merecido descanso do grande guerreiro, mas cabe às pessoas, derrubar muros e humanizar as instituições. Aqui, portanto, meus sinceros parabéns e agradecimentos à gestão da Uece por este gesto. O tempo não parou. Amadurecemos na Uece, ela nos amadureceu, e nós a amadurecemos. Somos vidas entrelaçadas e, nela, cobrimos de branco os nossos cabelos ou os perdemos de vez. Esse é o amadurecimento que nos permite que, a despeito do passar do tempo, a gente nunca envelheça”.

O grupo Quartzo Verde abrilhantou a tarde festiva. Coordenado pelo professor Marcos Maia, o grupo é formado por bolsistas do projeto de iniciação artística quartzo verde do núcleo de cordas dedilhadas da Uece. É composto pelos violonistas Israel Alves, Gabriel Martins, José Ramos e Elnatan Leonil, que presentearam os homenageados com composições de Humberto Teixeira, Ary Barroso e Noel Rosa.

O ex-reitor, professor Cláudio Régis Lima Quixadá, presenteou a Uece com um documento histórico, o diploma de Doutor Honoris Causa concedido pela Uece a Dom Helder Câmara em seu reitorado. Presenteou, ainda, o reitor, professor Hidelbrando Soares, com uma medalha que foi confeccionada para a comemoração dos 10 anos da Universidade.

Abraçando simbolicamente cada um dos homenageados, o Vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, parabenizou a todos os aposentados da Uece em 2021, tendo a certeza de que “vocês saíram da Uece, mas a universidade não saiu de vocês”.

Para a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, a universidade não é só construída de edificações e de laboratórios. “As instituições são construídas sim pelas relações humanas, e essas construções não são apenas entre professor e aluno, mas também da interação entre os alunos, entre os servidores técnicos e alunos e daqueles com professores. Essa distinção entregue aqui hoje é bastante importante. É a materialização daquilo que o que foi realizado foi diferente, melhor, do que daquilo que era proposto, do que era solicitado. Parabéns a todos os aposentados que fizeram e fazem parte da história da Uece.”

“Este evento é uma demonstração de gratidão a todos vocês. É uma singela homenagem a todos vocês nesta tarde. Muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado”. Assim iniciou seu discurso, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, após nominar todos os agraciados com o certificado de Honra ao Mérito. “Hoje nós temos uma universidade que se tornou respeitada no Brasil inteiro. Seja na formação de graduação, seja na de pós-graduação, que, nas últimas duas décadas, se tornou referência na produção científica e tecnológica em várias áreas de conhecimento. Existem desafios? Sim, existem, mas precisamos reconhecer que a trajetória da Uece é de muito sucesso, e todos os homenageados aqui hoje fazem parte dessa história e merecem todo o reconhecimento.” finaliza.

Também estiveram presentes o ex-reitor da Uece, professor Francisco de Assis Moura Araripe; a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; a pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Samya Coutinho; representando a Pró-reitoria de Políticas Estudantis, professora Carla Soraya Costa Maia; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), professor José Joaquim Neto Cisne; a diretora do Centro de Humanidades (CH), professora Adriana Barros; o diretor em exercício da Faculdade de veterinária (FAVET), professor Isaac Neto Goes da Silva; o diretor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), professor Isaías Batista de Lima; a diretora da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), professora Ana Paula da Silva Oliveira; a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Edma Camelo; a vice-diretora do Centro de Educação (CED), professora Antonia Solange Pinheiro Xerez; o diretor do departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), professor Paulo Marcelo Farias Moreira; a diretora em exercício do departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), senhora Maria Auxiliadora Ferreira de Araújo Carvalho; o coordenador da SATE/UAB, professor Fábio Castelo Branco; demais professores e representantes de sindicatos.

 

Confira aqui mais fotos da cerimônia.

 

Docentes homenageados

1. Astrid Almeida de Miranda Leao
2. Bernadete Candido Furtado
3. Francimá Campos Rocha
4. Francisco Edson Pinheiro Pessoa
5. Francisco Jadir Jucá Nogueira
6. Francisco José Fernandes Bezerra
7. Jorge Luiz de Castro e Silva
8. Josete de Oliveira Castelo Branco Sales
9. Liana Brito de Castro Araújo
10. Luiz Oswaldo Sant’Iago Moreira de Souza
11. Marcus Antonius Melo de Leopoldino
12. Marcus Roozgilo Doart de Araújo
13. Maria do Socorro Ferreira Osterne
14. Maria Elisabete Costa da Cruz
15. Maria Helenice Araújo Costa
16. Maria Ivanda Alves de Paula
17. Maria Salete Bessa Jorge
18. Tania Maria Leal Barbosa

 

Servidores homenageados

1. Cristina Maria Pires de Medeiros
2. Filomena Leite Maciel
3. Francisco Evando Rodrigues
4. João Savio Facundo Beserra
5. Margarida Julia Medeiros Viana
6. Maria Lilian Pereira Viana Filgueira
7. Minerva Jaqueline Soares de Castro
8. Uiara Silva Freitas Gomes