Uece celebra aprovação de projeto que visa o fortalecimento de ações de extensão

12 de novembro de 2025 - 16:25

 

 

Em um gesto coletivo de reconhecimento e de compromisso com a Extensão Universitária, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, no último dia 7 de novembro, no Gabinete da Reitoria, uma cerimônia de celebração da aprovação do projeto “Fortalecimento das Ações de Extensão da Uece”, apoiado por emenda parlamentar do deputado estadual Renato Roseno, no MAPP 303 – Secitece. Com a aprovação, cinco projetos extensionistas da instituição serão beneficiados diretamente. São eles:

1 – Transpassando: projeto de combate à transfobia em ambientes educacionais e formação de travestis e pessoas trans. Coordenação: profa. Ilana Viana.

2 – A contribuição da cartografia social para a afirmação territorial de povos e comunidades tradicionais: projeto que visa realizar cartografia social para contribuir na afirmação territorial de povos e comunidades tradicionais. Coordenação: profa. Camila Dutra.

3 – Complexo de cultura alimentar no Campus Fátima: adequação (manutenção predial) de estruturas físicas no campus Fátima para formação de práticas alimentares da comunidade acadêmica ueceana, com participação do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA). Coordenação: profa. Kadma Marques.

4 – Encantos e Encantados da Lagoa da Itaperaoba: cultura popular para transformar a vida e garantir justiça ambiental: a partir de vivências com a cultura Popular, contribuir para a proteção da Lagoa de Itaperaoba e da justiça social no bairro Serrinha. Coordenação: profa. Iara Fraga.

5 – Entre fios da memória e tramas da história – a arte como ferramenta política: projeto que busca promover encontros formativos sobre as temáticas de arte, fotografia, história e memória, com adultos e idosos do Centro Cultural Capoeira Água de Beber, com vistas a fortalecer a proteção da Lagoa de Itaperaoba. Coordenação: profa. Rafaela Fernandes.

A celebração contou com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; do vice-reitor Dárcio Teixeira; do deputado Renato Roseno; da pró-reitora de Extensão, Lana Nascimento; do presidente da Câmara de Arte e Cultura da Uece, Pablo Manyé; das coordenações dos projetos contemplados, bem como das direções de centro e faculdade vinculadas às ações.

Na ocasião, o deputado foi presenteado pelo reitor da Uece com uma obra produzida no âmbito do projeto de Iniciação Artística “Cromologia: na interface da arte com a saúde”, por Francisco Renato, durante oficina em que os participantes foram convidados a pintar sobre o tema “Como é a minha vida no Stênio Gomes”. Francisco, internado na época no Instituto Stênio Gomes, explicou que não quis pintar uma boca para que “o sol não bebesse água”, uma fala simbólica que foi comentada no momento da entrega do quadro.

A oficina fez parte do encerramento das atividades do Instituto Psiquiátrico Stênio Gomes, o último manicômio do Ceará, dentro da perspectiva da luta antimanicomial. O processo resultou de um acordo entre o TJCE, a Uece, a SAP, a Sesa e o Centro Universitário Farias Brito (FB UNI), culminando também na produção de um documentário.