UECE atinge a marca de 600 alunos formados pelo programa financiado pelo FECOP

19 de setembro de 2012 - 17:29 #

Nos dias 18 e 19/09 a Universidade Estadual do Ceará (UECE) promoveu colação de Grau de mais 57 alunos formados pelo Programa “Incentivo à capacitação de recursos humanos para melhoria do ensino fundamental e médio” atingindo a relevante marca de 600 alunos formados desde o início do projeto em 2004.

No último dia (18/09), celebrando essa conquista, uma turma de 21 alunos do Curso de Matemática da cidade de Pereiro, colaram Grau. O curso é coordenado pelo Prof. Romualdo Lunguinho Leite. Nesta quarta-feira (19/09) é a vez de 36 novos formandos do curso de Letras em funcionamento no município de Potiretama ingressarem no campo do mercado de trabalho. A coordenação acadêmica do curso de Letras é de responsabilidade da Profa. Kátia Cristina Oliveira, que a exemplo do Prof. Romualdo Lunguinho Leite fazem parte do corpo de docente da Faculdade Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, unidade acadêmica responsável pela coordenação pedagógica do programa nesses dois municípios da região jaguaribana.

Segundo o Prof. Nelson Arruda, ex- Diretor do Centro de Educação – CED e Coordenador geral executivo do projeto na UECE, o foco do programa era capacitar professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas, nas áreas de Português, Matemática, Biologia e Química, e proporcionar aos egressos do ensino médio das escolas públicas dos municípios de menor IDM (Índice de Desenvolvimento Municipal), através de cursos essenciais, o acesso à universidade, de maneira a promover a inclusão social, fomentando ações que propiciassem a melhoria da qualidade da educação.

O projeto financiado pelo FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza) foi coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior SECITECE e executado pelas três Universidades Estaduais, competindo a UECE a execução de 22 turmas, situadas em 17 municípios em todo o Estado do Ceará. As turmas de Pereiro e Potiretama são respectivamente a 20ª e 21ª de concludentes do programa, que encerrará essa etapa de formação na próxima semana, com a conclusão das atividades do Curso de Ciências Biológicas no município de Amontada, cuja cerimônia de colação de Grau ocorrerá no próximo dia 25 de setembro.

O Prof. Nelson Arruda enfatiza a importância e o alcance social do programa, que contribui para sedimentar o compromisso da nossa Universidade com a interiorização do ensino superior de qualidade e a missão de formar novos professores, fortalecendo nosso papel de colaborar com a melhoria educacional do estado.

As duas cerimônias foram presididas pelo Vice-Reitor da UECE, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares e contou com a participação de coordenadores de cursos, professores, autoridades locais, familiares e amigos dos concludentes.